domingo, 16 de maio de 2010

Cambodia - PARTE 02

Depois do longo dia em Phnom Phem, comprei minha passagem para Siem Reap super cedo pois queria chegar lá antes das 8 e aproveitar o dia com calma.

O voo durou exatos 40 min e no total de 150 lugares no avião, 15 estavam cheios, UMA aeromoça para o serviço de bordo (serviço de bordo para 40 min??? SIM! E eles ainda te dão um copo com água e um bolinho) e eu na verdade nem vi o tempo passar pois dormi o tempo todo.
















O aeroporto é mais simples que o da capital mas é bonitinho, fofo, com algumas estátuas que imitam os templos para já colocar a gente no clima. O motorista do Tuk-tuk estava me esperando com a plaquinha na mão e fomos direto para o albergue. No caminho já deu um frio na barriga pois estava super ansiosa para conhecer os lugares e tirar muitas fotos. Cheguei no albergue, deixei minhas coisas e desci para conversar com os recepcionistas e pedir dicas. Mais uma vez, pessoas super amigáveis e solícitas e depois de 30 minutos de conversa fiz todo meu itinerário: Iria no Old market fazer as comprinhas básicas das coisinhas bobas mas fofas e depois ia no primeiro templo: Banteay Srei.

Mulheres no Old Market vendendo comidas

A venda das melhores verduras e frutas acontece
na parte da manhã
Como não poderia deixar de ser, muitas pashiminas.
E outra coisa que eu nem gosto muito (ahã), muitas estátuas
de Budas nas suas diferentes formas
O Old market é uma mercado no centro da cidade que vende TUDO que você possa imaginar. Entre um corredor e outro de roupas, sapatos e etc ficam mulheres sentadas entre suas bacias vendendo peixes, carnes, verduras e tudo mais que se come. Algumas matam as galinhas na hora se você pedir e a primeira vista foi um caos. Cheiro de incenso misturado com cheiro de açougue, hahahaha. Mas depois que você finalmente pára para olhar é interessante ver elas negociando, pessoas comendo e do outro lado os turistas comprando as coisas.

Voltei para almoçar no albergue e em seguida peguei meu tuk-tuk e fui para Banteay Srei. Aqui funciona assim: a área dos templos se chama Angkor Wat (mesmo nome do templo principal) e você pode escolher comprar o passe para visitar de 1 dia, 3 ou uma semana e custa entre 20 e 60 doláres.
Esse templo que escolhi é como o primeiro é bemmmmmmmmmmmmmmm mais afastado dos outros mas vale muito a pena.

No primeiro templo que você chega, escolhe que tipo de passe
vai comprar. Escolhi os passe de 3 dias, super suficiente para
ver os templos (com tempo) e aproveitar
Ele pode ser traduzido como "Citadel of Women" e é dedicado para a deusa Hindu Shiva, feito todo com um arenito meio avermelhado ele destoa da paisagem verde ao redor com detalhes impressionantes pelas paredes. É pequeno (demorei mais na ida do que no templo em si) mas valeu a pena. Na saída eu ouvi uma música super relaxante e comecei a procurar de onde estava vindo o som, andei mais um pouco e achei cerca de 10 pessoas sentadas no chão tocando os instrumentos locais, eram pessoas especiais e vítimas das minas que até hoje ainda é um problema para a população. Nem preciso dizer que já que eu estava de óculos escuros chorei rolos e rolos ao ver a situação daquelas pessoas, que ficaram felizes da vida quando eu deixei para eles 2 doláres de ajuda (No Cambodia, apesar de existir a moeda local o dólar é aceito em qualquer lugar e por conta da disparidade das moedas, 1 dólar é considerado uma boa quantia para eles).

No caminho do templo encontrei os monges. Infelizmente
mulheres não podem falar ou tocar neles.
A entrada do templo

O templo é todo feito de arenita vermelha e dedicado as
mulheres

O detalhe das estátuas

Músicos mutilados que hoje tocam no fundo do templo
arrecadando fundos

As crianças fofas do templo

Lindos!!
Dia seguinte levantei cedo e fui para os demais templos. Mais uma vez fiquei estarrecida com a pobreza.... eu tinha lido que Siem Reap era uma área mais rural MAS eu não esperava ser tanto. Apesar de asfaltadas, a estrada é cercada por casas que me lembraram muito palafitas (por conta do do formato). A casa fica em cima, mas as pessoas estão sempre embaixo, deitadas nas redes para aguentar o calor. As crianças na sua maioria peladinhas, descalças mas com umas carinhas fofas que dá vontade de levar para casa (Não morro de amores pela Angelina Jolie, mas entendo o porque da paixão dela pelo país e suas crianças). A área é tãooo rural que eu vi inclusive um cobra, pequena mas vi! Um morador estava tentando pegar ela e espantar de dentro da casa....





O primeiro templo do dia foi Bayon - perfeito!!!! Fica em uma área chamada Angkor Thom e tem quatro faces esculpidas nas torres, uma apontando para cada direção, o templo é maravilhoso!! Originalmente eram 51 torres mas atualmente, não são todas que se encontram em pé. Ele foi construído em 1190 e descoberto por volta de 1860 pelos franceses e hoje em dia conta com a colaboração de vários países da Ásia para sua preservação. Não se sabe ao certo de quem é aquele rosto que se encontra em todos os lugares mas o mais certo é que seja do rei que iniciou a construção, o rei budista Jayavarman VII.

Crianças vendem artesenato na porta dos templos
A entrada
Detalhe nas paredes

As faces estão por todo lugar e nas 4 direções cardinais




Em seguida fomos para aquele que seria eleito meu favorito: Ta Prohm. Foi nesse templo que várias cenas do filme Tomb Raider foram filmadas e o lugar é indescritível. Tem uma energia diferente que para mim foi inexplicável... a grande peculiaridade do templo: as árvores. Elas nasceram dentro dele, pelas paredes e isso dá um visual especial ao lugar. Caso tentem tirar elas o templo todo vem abaixo, então hoje em dia as árvores são um espetáculo junto com o templo e não há quem não goste.

Fiquei algumas horas lá, olhando tudo, tirando fotos e ouvindo os passarinhos. Para minha sorte estava super vazio, então deu para tirar fotos sem aquele bando de cabecinhas na frente.

As ruínas na entrada do templo


A parte que se tornou a sensação da visita: árvores que nascem
dentro do templo
Olhando assim elas parecem até parte do templo, como se tivessem
ali propositalmente
Aqui foram gravadas cenas do filme TOMB RAIDER

Reparou no detalhe a face da moça que não foi coberta pelas
raízes?

Crianças no final do templo cantando uma música para arrecadar
dinheiro
Por último e finalmente, fui para o templo que leva o mesmo nome do complexo: Angkor Wat. O templo é bem bonito mas não me impressionou como Ta Prohm, entretanto o que nos faz pensar é no tamanho. Ele é simplesmente giganteeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!
Você anda, anda e parece que não acaba nunca! As paredes todas esculpidas e dentro super conservado. O templo é considerado o símbolo do país (está inclusive na bandeira) por conta das torres que podem ser vistas da entrada e um dos maiores exemplos da arquitetura Khmer.


O belíssimo e enorme Angkor Wat 





Mesmo nos dias atuais não se tem certeza de sua representação, alguns estudos dizem que o templo é como se fosse a casa de alguns Deuses Hindu e sua simetria correspoderia ao cronograma Hindu mas tudo ainda gira em torno de especulações.

Voltei para o albergue cansada MAS queria aproveitar ao máximo meu último dia.... fui então no Night Market da cidade (tudo a pé) e experimentei aquelas massagens no pé com aqueles peixes que fazem coçegas (Dr. fish). Nos primeiros 5 minutos fui atração do lugar porque eu não conseguia conter as gargalhadas.Só de lembrar me dá vontade de rir... mas depois de um tempo a sensação de cócegas passa e você acaba ficando confortável com os peixinhos comendo seus pés. Para quem pensa que você sai de lá com cutícula feita pelo amor de Deus não é nada disso!!!! hahaha. Eles na verdade dão apenas umas mordidinhas nos pés, mas é mais na sola do pé e do lado.


Entrada do Night Market

Night market e suas barraquinhas
Um bar fofo para sentar e curtir o mercado de noite

Na saída do albergue, quando estava me despedindo das pessoas eu senti um aperto no coração e comecei a chorar quando entrei no tuk-tuk.... Estava muito feliz pelos meus últimos dias ali mas comecei a pensar que talvez eu nunca mais volte no Cambodia e que infelizmente eu não posso ajudar a vida daquelas pessoas com relação a pobreza que vi em várias ocasiões.Mas ficou também minha satisfação de ver que apesar de tudo, o povo não usa suas necessidades como uma razão para desonestidade ou qualquer outra coisa ruim. São orgulhosos de sua história e possuem a maior riqueza que um país pode ter: um povo com vontade de mudar, esquecer o passado e seguir em frente.

Os templos são imperdíveis mas esse é o maior tesouro do Cambodia.

Como chegar: Para voôs domésticos a melhor opção é a Cambodia Angkor Air. A viagem de Phnom Phem dura 40 minutos e é super tranquila.

Também tem a opção de ônibus mas não senti muita firmeza nas estradas para encarar 5 horas dentro de um.

Onde ficar:
The Siem Reap Hostel
O Cambodia foi minha primeira experiência na Ásia e como não tinha feito a melhor escolha em Phnom Phen estava preocupada com esse albergue. Em vão!!! Esse foi sem dúvida o melhor lugar que já fiquei. Um albergue enorme, uma casa de 4 andares, com piscina, bar, café da manhã muito bom, sala de internet, quartos com um super ar condicionado, motoristas de tuk tuk para levar aos templos, aulas de culinária e até possibilidade de se inscrever em um programa de voluntários. O lugar é o que há na cidade e não recomendo outro em Siem Reap.
Eu fechei TODOS meus passeio lá com um dos motoristas de tuk tuk do Hostel, um cara sensacional e de confiança. O nome dele é Mr. Thoeur e quem quiser o contato dele me avisa que passo.

Visto: Já leu nosso post sobre Phnom Phem? Lá tem toda a informação.

5 comentários:

  1. Filha,
    Parabéns!! Linda história, lindas fotos e experiência maravilhosa.
    Adorei saber um pouquinho mais desta cultura tão diferente e encantadora que vc está tendo a chance de conhecer, fiquei bastante emocionada também.
    Bjs e TE AMO!!
    Mamy

    ResponderExcluir
  2. Amiga, estou junto com você!!
    As fotos ficaram lindas e tudo que você falou me emocionou muito!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Manoela, cada vez que venho aqui no seu Blog eu viajo junto com os seus comentários.Que experiência fantástica você está vivenciando.
    Você é das minhas, sabe aproveitar todas as oportunidades e vivenciar tudo o que tem direito e mais alguma coisa, sem medo de ser feliz...é Indiana Manoela Jones, cidadã do Mundo!
    Que orgulho em conhecer você, menina!Beijos...Indiana Cristina Jones

    ResponderExcluir
  4. Ei Manu!!

    Menina, que legal, vc está na Korea!!! Nossa, um mundo completamente diferente do nosso brasileiro, né?! rs Eu moro em Dubai há 2 anos e adoro este exchange cultural!

    Adorei ir no Camboja também!! Amei Banteai Srei, Ta Prohm, lógico Angkor Wat, Bayon e Prea Khan (este último, um dos meus favoritos!)

    Muito bom te conhecer, vamos continuar trocando figurinhas por aí, de expatriadas que adoram viajar! rs

    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  5. Oi querida,

    Fiquei muito emocionada ao ler suas impressões sobre o Cambodia. E as fotos estão impagáveis, esse registro maravilhoso rende e merece um livro narrando essa experiência única. Só lhe digo uma coisa: em suas preces ao acordar e dormir agradeça a Deus por essa oportunidade!

    É passando por vivências como essas que a gente percebe o quanto nossos problemas são tão medíocres em relação às demais culturas por aí.

    Parabéns, Manu!

    Beijão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...