sábado, 9 de outubro de 2010

Na terra do queijo e dos tamanquinhos de madeira!

A ida para a Holanda veio na hora certa pois depois de uma semana e meia, bateu saudades da Europa (hahahaha, muito blase né??) e de suas facilidades para conhecer lugares lindos, comer bem e etc. Ainda que a viagem tenha tido como principal propósito o estudo e não férias - a minha faculdade é holandesa, então o intercâmbio de um mês faz parte do programa - sempre sobra um tempinho para gente andar por aí e ver coisas novas.
E foi isso que consegui fazer administrando bem meu tempo entre estudo, provas, lazer e viagens e que irei contar aqui nos próximos posts:o)

Na holanda eu consegui vistar Amsterdam, Delft e Roterdam (onde fiquei), Na Bélgica: Antuérpia e Brugge e por dois finais de semana que não tive o tão amado "dever de casa" na faculdade eu fui ainda mais longe: Berlim e Vienna!
Alguns lugares eu vou dedicar posts especiais, outros, com comenários menores recebem minha atenção igual no Picasa, com fotos e comentários.

Então, preparados?? Este é um voô direto para Kinderdijk e o piloto informa que em cerca de 5 segundos você vai estar chegando na Holanda... 5...4...3...2...1!!!!!




Kinderdijk é uma Vila na Holanda que fica cerca de 15 km de Roterdam e onde foram construídos em 1790 centenas de moinhos de vento com a finalidade de agir como um sistema de drenagem pois grande parte do país encontra-se abaixo do nível do mar. Foram considerados em 1997 pela UNESCO como Patrimônio Histórico Cultural e realmente muito bonitos de se ver SE o dia está ensolarado, porque daí a gente tem o contraste das águas do rio, céu e todo o verde em volta.
É um dos mais visitados pontos da Holanda mas não espere uma atração de chorar de emoção, hahahaha. É bonito, fofo, parece cenário de filme mas só. Viu os moinhos o passeio acabou porque em volta não tem absolutamente nada para se fazer além disso.

Rotterdam, a cidade onde fiquei foi uma cidade completamente bombardeada pelos alemães na Segunda Guerra mundial (um dos motivos pelos quais Holandeses e Alemães tem uma relação bem pior do que nós e os hermanos argentinos) e sobrou apenas 20% da cidade de pé. Isso quer dizer que, aquele cenário típico holandês, casinhas fofas e etc não fazem parte de lá. Os prédios são super modernos, o centro da cidade cheio de lojas ultra novas e um sistema de transporte de dar inveja a qualquer grande cidade que já vi (Rotterdam tem 319 km2 - DETALHE BÁSICO: Cabo Frio tem 400 km2 , ou seja, a cidade é bem pequena mas com infra-estrutura de gente grande).
Basicamente o único prédio que ficou de pé e conservado até hoje foi a prefeitura, bem no meio da cidade e perto de onde ficam os bares, restaurantes, boates, estação de trem e etc.
Esse aliás é a grande sacada da cidade... restaurantes de tudo que é lugar do mundo, inclusive brasileiros e vários bares que viram um boatezinha depois das 10 da noite. Como Rotterdam tem a faculdade que é considerada uma das melhores da Europa, além de muitas outras, a noite também é super legal e atende a todos os gostos. Sem contar os colírios que ficam circulando por lá, para homens e mulheres.... os holandeses são considerados as pessoas mais altas do mundo e também muito bonitos (e são), as muheres bem vestidas e os homens meio... meio... gays.... MAS é apenas o estilo europeu de ser né?? hahahaha.

Como a cidade tem um dos maiores portos do mundo e o maior da Europa, eu tive a sorte de estar lá em ocasiões para ver como a cidade usa isso como a sua bandeira principal. O World Port Days é um dia dedicado aos portos e a cidade pára em função disso. Todo mundo que tem um barquinho vai para a área onde o evento é feito, que tem diversos quiosques com equipamentos para navegação, atração para as crianças, navios para visitação, submarinos e muita comida gostosa!! :o) Tais como a famosa batata com maionese (comi váriasssssss).

Porém claro, que a atração maior da Holanda é outra: Amsterdam!!! É realmente imperdível diante da beleza dos canais , arquitetura e muitassss biclicletas espalhadas por todos os cantos.

O ideal é conhecer tudo a pé também pois as coisas são bem pertinho um das outras. O famoso Red Light District fica perto da estação, que fica perto das ruas de compra e perto de alguns museus. Como qualquer outra pessoa, tive que ir lá para ver de perto essa famosa rua.... bem, nada de mais, além de 500 mil sex shops e show de sexo ao vivo. Achei algumas coisas desnecessárias de se ver tão explicitamente e fato que não é um lugar que pede uma segunda visita. É ir para matar a curiosidade mesmo mas ao mesmo tempo é sair de lá rápido porque eu como mulher não acho uma atração imperdível ver outras semi-nuas em uma vitrine.... ainda sim, essa rua é o lugar mais visitado da HOLANDA (bizarro!!), porém apenas por turistas. Conversei com meus professores sobre o local e um deles, com 47 anos me disse a pérola: Nunca fui lá! Fiquei passada e ele me explicou: a Red Light é mais para turista ver de perto essa coisa da prostituição liberada, assim como as drogas, mas não é motivo de super orgulho como ponto turístico e menos lugar que um holandês pensa em desperdiçar tempo para tirar fotos (até porque não pode) ou passar a tarde ou noite.
Mas Amsterdam está longe de ser só isso!! O Museu do Van Gogh, Anne Frank (emocionante!!), o passeio pelos canais com os barquinhos que custam apenas 15 euros, os mais diversos tipos de comida, as compras (A-D-O-R-O!) e o tão famoso passeio de bicileta (confesso: não fiz! O povo de lá pilota aquilo como se fosse uma moto, correm muitoooo!! Fiquei com medo de pagar mico, cair, bater e achei melhor deixar para uma segunda oportunidade) fazem a cidade inesquecível e imperdível!!
Eu fui 3 vezes lá, mas não dormi em nenhuma.. passava apenas o dia e voltava pois estava apenas 40 minutos de distância e isso foi mais do que suficiente para ver as coisas principais e simplesmente andar sem rumo pelas ruas.
Ahhhh, uma curiosidade da Holanda em geral: as lojas fecham entre 6 e 6 e meia, ou seja, comprou ótimo, não comprou deixa pra próxima porque os vendedores te explusam (literalmente) da loja e se você tenta entrar em umapor volta de 15 para 6 (e a loja fechar as 6) eles nada educadamente te mandam sair. Bem, esse é um ponto destacável da Holanda, em lojas, restaurantes, correio, qualquer tipo de comércio o atendimento a cliente é PÉSSIMO! Os próprios professores nos avisaram para não ficar surpresos com isso, que não era nada pessoal ou preconceito por sermos imigrantes, é fato mesmo, eles não tem muita paciência ou cordialidade com clientes. Meu exemplo diz tudo: estava na estação e precisava saber apenas a hora que o trem ia sair pois não estava achando em lugar nenhum. Dai, cheguei em um dos guichês e perguntei: Olá, bom dia, você pode me informar a hora do trem tal? Com uma cara de muito mal amada a mulher respondeu: esse guiche está fechado! Aí eu, lesada não tinha captado a msg e continuei: ahh, desculpe, eu na verdade não quero comprar não, apenas queria tentar saber.... TCHANAN, ela me interrompeu e disse: Este guiche está fechado, eu não falo mais com a senhora. E virou as costas para mim!!!!!!!!!!! Hahahhaa, eu fiquei tão passada que demorei uns minutos para entender... daí peguei uma senha, entrei na fila e 3 minutos depois fui chamada advinha por quem???? Pela senhora simpática, que ainda de um mal humor total me respondeu sem
olhar na minha cara e ainda jogou o troco no balcão.... afffff, ainda bem que estou mais zen depois de morar aqui porque a vontade foi de dar muita porrada!!! :o))))))

Em uma outra tarde depois das aulas fomos todos passear em Delft, uma mini-Amsterdam e meu lugar favorito na Holanda. É pequeno (ainda menor que Rotterdam e lindo como AMS!!). Fomos na Catedral da cidade e jantamos em um lugar maravilhoso com uma comidinha ótima!!
A Holanda não é o lugar mais barato do mundo para se comer, mas dá para achar lugares BBB (bons, bonitos e baratos) se procurar bem.
Tem ainda muitaaaa coisa para contar, mas as fotos vão dizer tudo!! :o)

Próximo post sobre Antuérpia e Brugge!! Lindos lindos!!



Fotos:




Beijos!

3 comentários:

  1. Filha, amei como sempre, ler as suas histórias. Maravilhosas!
    Fiquei impressionada em ler no seu texto sobre o bombardeio da cidade na segunda guerra e sobre as diferenças entre os holandeses e alemães. É realmente uma pena! Mas, diferenças a parte, as fotos e a história da Holanda são maravilhosas. E quanto a Amesterdam, acho que também ficaria inibida de conhecer mas com certeza iria até lá para matar a curiosidade.Rsrs
    Ficarei aqui, como sempre ansiosa esperando as outras história ma-ra-vi-lho-sasssssss.
    Te amo muito.
    Mamy

    ResponderExcluir
  2. Oi Manu,

    Cada post seu é uma espécie de visita guiada virtual! rs. Fiquei chocada com a sua descrição sobre o Red Light District, mas imagino o porquê de ser tão procurado pelos turistas...é o que move o mundo, literalmente, rs. Bacana vc ter ido no museu da Anne Frank, imagino a riqueza de detalhes do lugar. Esse ano eu assisti a peça O Diário de Anne Frank e me emocionei muito. Que sensibilidade daquela menina em registrar a vivência dela e da família no período do Holocausto...é sempre bom saber mais sobre a cultura e costumes de cada país pelo qual você passa. Farei igual a sua mãe: ficarei na expectativa por mais impressões registradas por aqui!

    Beijo grande e fique com Deus!

    P.S.: Vou ver se essa semana assisto Comer, Rezar, Amar. Já sei que vou sair do cinema querendo rodar o mundo todo, hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de conhecer a Holanda. Sempre tive. Me cativa mto o veículo maior ser a bicicleta...já evitam poluição e acidentes! Como sempre os museus é que contam as verdadeiras histórias! Mas Amsterdã com suas vitrines, fala sério rsrsrsr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...