quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A Cidade Real: Patan

Chegar em Kathmandu foi um verdadeiro alívio depois de um péssimo voo na cia área Nepal Airlines e 3 horropilantes horas de total turbulência! Já era noite, o motorista do albergue me esperava e eu estava ansiosa pra dormir, acordar e começar a aventura. Fiquei hospedada no Thamel, o centro turístico de Kathamandu e a melhor opção para quem viaja sozinho por conta da concentração de turistas do mundo todo.
A nossa primeira parada de manhã foi em Patan. O Vale de Kathmandu é composto por 3 áreas principais: Patan, Kathmandu e Bhaktapur sendo essas 3 também chamadas de Durbar Square, o que as denota como o local onde ficavam antigos reinos e palácios reais. Começar por Patan significa chegar em uma cidade que acredita-se ter sido fundada no ano 299 antes de Cristo com templos budistas e hindus com seus portões de bronze e guardiões talhados na porta pelos artesãos locais, que deram a cidade a fama de "cidade dos artistas". A cidade é marcada por stupas e estátuas de pedra sendo Templo de Krishna o mais visitado por sua riqueza de detalhes nas pilastras de madeira completamente entalhadas.

O que antes era uma área nobre dos antigos reinos é hoje um ponto de encontro para os Nepaleses de qualquer classe. Mesmo chegando lá as 10 da manhã a praça estava lotada de pessoas que após a benção matinal ficam pelos arredores conversando e simplesmente matando o tempo. Dois detalhes curiosos: Patan foi minha primeira parada no Nepal, meu guia me explicou que ao entrar em um daqueles templos, é sinal de respeito tocar no sino que fica na porta para avisar aos Deuses que você está entrando na sua casa. Além disso, o pontinho vermelho na minha testa (dá pra ver na segunda foto) é o sinal que já fiz minha prece matinal e estou abençoados por aquele dia, praticamente todos os nepaleses a usam. É uma tinta pastosa e vermelha que fica logo na entrada e deve ser aplicada na testa na saída do templo.









No topo do Vale de Kathmandu um templo especial pelos seus principais e constantes visitantes: O Templo de Swayambhunath, também conhecido como o Templo dos macacos.  Em um país basicamente hindu esse templo budista recebe ambas religiões e é formado de uma grande stupa e pequenos templos e santuários em sua volta. Seu domo principal representa o mundo e os 13 pináculos representam os 13 estágios que o ser humano deve passar até atingir o perfeito estado de iluminação espiritual. Os pares de olhos representam a sabedoria e compaixão mas o terceiro olho, esse sim, representa os olhos de Budha que emana mensagens espirituais para seus seguidores.

Uma subida que demoraria alguns minutos acaba se alongando por conta dos macacos que estão por todos os lugares e atraem a atenção de todos. São famílias inteiras de macaquinhos que tratam o templo como seu lar. Eu parei de contar quando cheguei em 180 macacos e com certeza tem muito mais do que isso...









Na base do domo inúmeras rodas tibetanas estão a disposição de seus visitantes. Os guias ensinam a rodar todos eles, um por vez e consecutivamente pedindo benção e vida longa. Não custa tentar né?

Abaixo fiz um video com mais fotos do Nepal, com uma típica música canção polular nepalesa!!






Próximas postagens:

- Os Sadhus de Pashupatinath
- A Cidade Real: Bhaktapur
- Festival das cores
- Você sabe o que é uma Kumari?
- Pokhara e Sarangkot


Já leu a introdução ao Nepal?? Veja aqui tudo que pode te ajudar na visita ao país!

2 comentários:

  1. Filha, que lindo! Fiquei encantada com este local, quantas informações fantásticas e surpreendentes, Amei! Deve ser uma emoção muito forte passar por estes portões e imaginar que podem ter sido fundados em 299 A.C, Caramba! Amei ver a sua foto com a tinta vermelha no terceiro olho é isto mesmo, primeiro à devoção depois à obrigação. Para começar bem o dia nada melhor que uma prece antes de trabalhar, é muito bom agradecer todos os sucessos e graças alcançadas e também pedir proteção para o início de um novo dia.
    Oh! Macaquinhos, que lindo, eles eram curiosos ou não estavam nem ai para as pessoas? Vi as fotos, eles são tão fofos! É lógico já vi também o vídeo. Filha, tenho certeza que a Roda Tibetana trará pra você muita sorte e tudo que vc desejou.
    Te amo sempre!
    Mamy

    ResponderExcluir
  2. SHOW DE BOLA, MANU...ESSA PARTE DO MUNDO É EXÓTICA...E VAMO PRA FRENTE!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...