domingo, 9 de outubro de 2011

Namastê, Bem vindo ao Nepal!

Imagine um lugar onde as ruas não tem sinal de trânsito (mas se têm, estão quebrados), os motoristas buzinam freneticamente e se emaranham entre motoqueiros que carregam 5 pessoas e vacas, sim, centenas delas por todo lugar ocupando as calçadas e ruas. É mais ou menos isso que se vê quando chega-se no Nepal.

O país mais Hindu do mundo com 80% da sua população seguindo rigorosamente essa tradição marcada pelo sistema de castas, crença em Deus e nos livros sagrados e uma infinidade de divindades que resumem a força máxima, sabedoria e poder, artes, ordem e etc. São tantos que eu precisaria de um blog para descrever todos! rsrs. Mas o aspecto mais marcante é a possibilidade de coexistência com demais religiões (Budismo, Islamismo e outras) que descrevem o povo do Nepal como pacífico, simpático e extremamente receptivo a estrangeiros. A língua oficial é o Nepali mas existem outras línguas e dialetos dependendo do lugar onde se vai e dependendo da casta que estamos falando.

O país, onde cerca de 40% da população vive em extrema pobreza e fraca economia, pode ser uma viagem inesquecível para os que entenderem certas limitações. Falta luz todo dia (os albergues já tem um horário semanal de quando vai ou não ter luz e é possível ver turistas com lanternas quando a noite cai) e comer pode ser difícil por conta das condições de higiene duvidosas mas ainda sim o Nepal foi sem dúvida a viagem mais impactante até o momento. 
As crianças são daquelas que dá vontade de levar pra casa e as pessoas querem tanto te deixar a vontade que é impossível não pensar em voltar lá um dia.

Bebê que encontrei em uma Vila Newari


Essa semana irão começar as postagens sobre os 5 dias que passei no Nepal e incluem: Kathmandu, Nargakot e Pokara. Não perca!!!!



RESUMÃO SUPER ÚTIL!!!!!

Onde ficar:

- Elbrus Home
Hostel razoável. Fechei pelo Hostelworld (assim como todos os demais acima) e o dono me levou para um outro albergue, no seu novo prédio. Nada contra, ele me colocou na "cobertura" em um quarto single enorme e foi super simpático. O café da manhã é legal.

- Mandap Hotel: Bem na "meiúca" do Thamel (Centro) é um hotel 3 estrelas, perto de TU-DO que você vai precisar. Fiquei apenas por um dia em um quarto honesto por um preço bom (USD 30/noite), é legal porque tem uma padaria e um restaurante dentro com comidas típicas deliciosas.

- SUGESTÃO: Dentro da Bhaktapur Durbar Square tem um hotel/hostel muito legal!! Primeiro porque é dentro do site do templo, dentro digo dentro mesmo, quando as portas do lugar fecham apenas hóspedes podem entrar, achei sensacional para uma experiência diferente. Chama-se Shiva Guest House e me pareceu confiável. Não posso falar do quarto mas tem um restaurante anexado nele muito simples e gostoso.

Como chegar: A Nepal Airlines pode ser uma opção se você não tem medo de voar pois os aviões são antigos (BEM antigos) PORÉM têm tarifas muito boas. Minha origem era Hong Kong e paguei menos de 400 dólares pela pernada.
Para uma opção mais segura tem a  Qatar Airways, China Southern Airlines, Air FranceTurkish Airlines ou Air India (outras fazem o trecho também mas essas são as  companhias mais recorrentes por lá).  

O que fazer: Andando pelo Thamel, encontra-se dezenas de agências de turismo. Elas oferecem passagens, tours pelo Himalaya, Pokhara e facilidades para tirar vistos para Butão e países da redondeza.
Gostei muito da Himalayatrailfinder, quem me atendeu foi a gerente, Shanu Rana e fui com a cara dela na hora. Honesta, bom inglês e me vendeu exatamente o que eu pedi.
Para chegar nos templos tudo depende do seu nível de aventura... eu contratei um taxista para o dia todo, é uma opção cômoda para não ficar a mercê dos taxis (podem cobrar caro ou te dar uma volta) e ter certeza que você está indo para o lugar certo.

Preços em geral: Um dólar custa cerca de 87,58 Rúpias nepalesa. Uma entrada num templo gira em torno de 500 (Pashupati), 150 (Boudhanhath), 200 (Swayambhu) ou 1100 (Bhaktapur) o que significa dizer respectivamente USD 5; USD 1,71; USD 2,28 e USD 12 - esse último considerado o melhor templo da capital Kathmandu - , super em conta né?

Visto: Emissão na chegada ao país por USD 30.
Em seguida, um post para cada coisa legal do Nepal!! APROVEITEM!!!!!!!

5 comentários:

  1. Namastê,
    Que coisa linda essa saudação, amei! Fico sempre muito encantada com suas experiências. Fiquei aqui imaginando quando vc chegou e viu esse trânsito louco com carros, motos e vacas já pensou? E mesmo com tudo isso, esse lugar de tantas diversidades é cheio de energia positiva e cultura. Que criança linda, eu quero!! Parabéns minha linda, continue sempre postando suas experiências pois aprendo muito com elas e viajo junto com vc. Bjs Te amo muito!

    ResponderExcluir
  2. Uma viagem e tanto, imagino!!! Nepal é um sonho!!!
    Amei a introdução ao país!
    :***

    ResponderExcluir
  3. Rê, obrigada pela visita!!! Nepal é mesmo um sonho, vale a pena!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Manu, acabei de encontrar seu blog e já estou viciada. Gostaria de ter tempo de ler tudo hoje, mas já salvei para continuar mais tarde. Adorei as dicas sobre o Nepal, que será meu próximo destino, elas vão me ajudar a "entrar no clima". Obrigada por gastar seu tempo conosco, nos ajudando de forma tão primorosa. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Alexandra, Obrigada!!!!!!!!! Volte sempre aqui! Estou meio lenta nas postagens mas tem mta coisa legal pra contar ainda.
    Qq duvida e pergunta pode me fazer tb!
    Bjoosss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...