segunda-feira, 7 de junho de 2010

Duelo Norte X Sul


Semana passada eu recebi uma quantidade de emails que talvez não receba neste ano todo de Coréia!! Foi uma enxurrada de pessoas me perguntando sobre o lance das Coréias depois do bombardeio no submarino e como estava o clima aqui. As perguntas variavam mas no final a questão era a mesma: existe realmente uma guerra eminente?


Conversei com inúmeros coreanos, de gerações diferentes e duas coisas foram comum em todas as respostas: a primeira é o incômodo em responder perguntas como: Como pode um país de mesma lingua e cultura declarar guerra contra o outro? Ou, você têm parentes que ficaram no Norte?? Os coreanos consideram isso um assunto muito sensível e tem muito cuidado de não colocar o lado Norte como vilão da história já que, lembrem-se: existia apenas apenas UM país e os dois lados jamais serão inimigos.

A segunda resposta foi que: não existe chance de guerra e nunca vai existir. Mas como eles podem ser tão enfáticos em afirmar isso? Então, coletei algumas informações muito importantes. 

Um ponto conhecido e muito relevante para qualquer estabilidade política:  2 semanas atrás estava tendo eleições aqui... isso explica muita coisa. Segundo um dos coreanos, esse bafafá em cima de guerra seria para tirar o foco das eleições porém, ninguém contava que o mundo todo ia começar a arrancar os cabelos com isso. E porque tirar o foco? A maioria dos coreanos ODEIA o atual presidente do lado Sul e apesar das eleições serem para eleger governador, todo esse papo de votar faria o povo lembrar ainda mais tudo que o atual governo falou que ia fazer mas ainda não fez, tais como: diminuir a taxa de desemprego e resolver problemas de infra-estrutura de algumas cidades mais no interior do país.




Uma outra corrente alegou que por conta de um governo militar que vigora na Coréia do Norte, existe um comportamento proposital de manter a tensão constante desde que houve a separação das Coréias MAS uma guerra quebraria o país completamente já que é a Coréia do Sul quem envia os principais suprimentos para o país ... então aproveitei para ler umas coisas e entender essa história de dois países que compartilham mais de 2 mil anos de história e hoje é divido em duas partes tão distintas.


Tudo começou ainda no inicio do século 20 com a ocupação japonesa no território que ainda era simplesmente uma só Coréia. Os japoneses têm uma participação histórica aqui de muita violência, anexação forçada e várias tentativas de apagar a cultura coreana. Daí veio a Segunda Guerra Mundial e o Japão, que estava no lado que perdeu, teve essa dominação enfraquecida porém a esperada 
independência da Coréia simplesmente não aconteceu.... o país foi dividido por enormes diferenças ideológicas posteriormente  que foram herdadas no período da Guerra Fria. Os coreanos por conta própria bem que tentaram estabelecer uma governo único mas advinha?? TCHANANNNNN: O exército americano (claro!!) ocupou o Sul do país e os soviéticos ocuparam o Norte. A ONU  tentou forçar eleições sob sua supervisão mas a União Soviética não só recusou a idéia como  proibiu a Organização de entrar na parte Norte do país.

Uma nova resolução convocou eleições na parte Sul, onde a ONU ainda tinha algum tipo de influência. Isso foi o ponto de partida para a divisão do país em duas partes (essa área de divisão é conhecida como o Paralelo 38).

Nos anos 50 o Norte invadiu o Sul criando assim um conflito que duraria 3 anos e matou mais de 3 milhões de coreanos, além de separar inúmeras famílias. (ACIMA TEM UMA FOTO DA CORÉIA DO NORTE ATUAL, CAPITAL: PYONGYANG)

O lado Sul se desenvolveu de forma expressiva e hoje a Capital Seoul é considerada uma das cidades mais importantes da Ásia. O Norte, por outro lado vive uma vida de limitações, muito dependente da China e do lado Sul, com um desenvolvimento econômicobem menor se comparado a Coréia vizinha e uma população bitolada pelo controle do governo (é uma país socialista, não dava para ser diferente).

Entretanto, é importante dizer que os coreanos tem os outros coreanos do Norte como irmãos, mesma raiz, cultura e língua (o sotaque é diferente mas eles se entendem) e ainda existem alguns que torcem por uma
unificação em um futuro próximo.
(AO LADO UMA FOTO DA CAPITAL DO SUL: SEOUL).

No meio disso tudo falta eu contar como EU fiquei quando ouvia essas histórias né?? Bem, no início eu estava literalmente nem aí... aqui eu não ouvia muito sobre o assunto e obviamente não lia jornal. Mas com esse tanto de emails que recebi eu comecei a ficar nervosa, comecei a pensar em guerra, bomba atômica e etc.
Então, toda noite antes de dormir eu pensava que coisas eu iria pegar e sair correndo caso começasse um bombardeio, hahahahaha. Sente só a selação: minha máquina digital (para registrar os momentos e vender para a National Geographic), meu lap top (para tentar pegar um rede Wireless e me comunicar com meus pais), meus pen drives com minhas fotos, meu passaporte e minha santinha que fica aqui do lado da minha cama.

Depois de um tempo pensei que nao ia dar tempo de pegar tudo isso e reduzi para máquina digital, lap top (coloquei as fotos do pen drive nele), minha santinha e só!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Hahahahahahaha.

Hoje eu sei que nada vai acontecer, mas de qualquer forma que bateu medinho bateu....

É isso aí gente, estou deprê pois não irei estar aí na Copa. Lembro que a última assiti nos bares que ficam embaixo do Menezes Cortes, tomando um chop e comendo pastel de camarão com catupiry, ai ai....



Bjoss!

5 comentários:

  1. Minha querida filha,
    Mas uma vez, ameiiiii! Que aula maravilhosa que vc me deu. Imagina como eu fiquei aqui? Desesperada e coloquei o teu pai doido também mas, graças a Deus acabou (?)tudo em ordem. Adorei as coisas que vc ia pegar, fico imaginando como seria tragicômico (credo!!).
    Vc é mesmo D+!! Achei muita graça da sua seleção de coisas
    Bjs e TE AMO MUITO!!!
    Mamy

    ResponderExcluir
  2. Deve dar um medo mesmo, haha!
    Ouvi dizer que o povo da Coréia do Norte é muito pacífico, mas o governo que aliena eles :/ Ainda bem que não tem iminência de guerra, o mundo não precisa de mais uma...

    ResponderExcluir
  3. Manucaaa,
    amei aprender um pouco mais de história com vc. Bem mais divertido que no colégio, e com toda certeza não vou decorar só pra fazer a prova. Pra falar a verdade nem me lembro de ter visto isso no colégio.
    Ótimo que está tudo mais tranquilo por aí.
    Saudades perua :)
    Beijocas
    Bárbara

    ResponderExcluir
  4. Tia..adorei a aula!! è isso aí..vivendo e aprendendo!! Lamento pela Copa...Mas de longe mesmo, torça para que pelo menos no futebol, nosso país tenha destaque no mundo!!Eu tô botando a maior fé nessa seleção..Pena que a Brasilidade, espírito cívico da galera se resume ao futebol, pois continuam jogando lixo nas ruas, entupindo os bueiros, etccc...coisas que vc já sabe...Olha, te mandei um email mto engraçado sobre as seleções da copa...é pra rir muito!!!bjs.

    ResponderExcluir
  5. Você ainda vai atualizar o blog?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...