segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Nihao, bem vindo a China!

COMUNISMO*: estrutura sócio-econômica e uma ideologia política, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes e apátrida, baseada na propriedade comum que prega uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar do processo decisório, tanto na esfera política e econômica da vida.


Maravilha amigas chinesas!!! Então podem me emprestando a Louis Vuitton, Prada, Chanels e etc pois somos todas iguais! hahahahhahaha
Brincadeiras a parte, foi nisso que pensei quando cheguei em Shanghai: Como assim uma loja da Louis Vuitton, Prada em cada esquina?? Cade o tal do "Chinese Comunism way of life"????
Talvez ele exista para algumas pessoas mas definitivamente não faz parte da China de verdade e fica apenas na minha imaginação, dentro daquelaidéia clichê de um comunismo dos anos 40...

Shanghai é uma cidade impressionante, prédios modernos, ruas limpíssimas, metro impecável, barata, bastate segura e com aquelas lojinhas de bugingangas que amamos em cada esquina (Odeio guarda-chuva mas não resisti e comprei um lindo de morrer, cheio de frufrus e firulas) e muita, muita, MUITAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA gente! Muitos turistas claro mas muito mais locais do que qualquer outro lugar que já fui na vida. Com exceção de um templo que literalmente só tinha eu - em Beijing -(Verdade! Acho que porque ele nao está no Lonely Planet) todos os lugares que fui são totados, com filas, muvuca e etc. Mas vale a pena com certeza!!!

Comecei meu dia passeando pela Concessão Francesa, o lugar com mais lojas caras por metro quadrado que já vi. Lugar lindo, gente linda, do mundo todo, restaurantes caros, lojas maras e etc etc... esperei a noite cair para ver a cidade de noite e não me arependi! Os arranha céus (é assim o plural disso?) são ainda mais lindos quando a noite chega, todos iluminados e milhões de pessoas embaixo tirando fotos e mais fotos. Destaque para Oriental Pearl Tower, Jin Mao Tower e Shanghai World Financial Center. Neste último não resisti e acabei subindo para ver a cidade de cima e fazer o chamado sky walk pelo chão de vridro no último andar. Gastei quase duas horas para finalizar o feito: filas para comprar, pra subir, pra ir no última andar, enfim.... mas eu recomendo 100%.

Depois fui para a famosa People's square e aproveitei para ver o Bund de noite. O Bund é o símbolo de Shanghai e se trata das margens do rio HuangPu - divide a cidade em parte leste e oeste - e cuja construções próximas tem um estilo europeu dos anos 30 que iluminados de noite ficam um espetáculo (foto ao lado). Entretanto, ao olhar para frente, podemos contemplar os principais e mais modernos prédios de Shanghai iluminados com várias cores e que agradam a todos os gostos (Foto abaixo).

Saindo da modernidade e indo para onde eu adoro: TEMPLOS! Fui em dois que me tiraram o fôlego. Jade Budha Temple e Jing'an Temple. O primeiro com estátuas gigantes de deuses do céu em que dava medo de encarar por muito tempo porque dava a impressão que eles estava nos olhando, hahahaha. Muitos turistas mas também muitas pessoas levando suas oferendas e acendendo os incensos. O Templo de 1882 não era muito grande mas a riqueza nos detalhes nas estátuas me deixaram hipnotizada.
Em Jing'an o que me deixou apaixonada foi uma estátua gigante do Buda em prata, sentadinho em uma flor de Lotus e com aquela expressão de felicidade estampada no rosto. Dá para ficar horasssss olhando e a gente nunca se cansa. Acendi 9 incesos, eles dizem que deve se sempre acender 3 os múltiplos de 3, acendi logo 9 para agradecer e pedir muita proteção com essas urucubacas do dia a dia :o)
No último dia fui passar a manhã nos jardins de YuYuan, um jardim antigos com arquitetura das dinastias Ming e Qing e que nos ocupa uma manhã toda com tanta beleza. Flores, plantas e um ar de traquilidade nunca visto e sentido por mim antes. Tirei muitas fotos do local em si, mas poucas minhas lá porque fiquei igual uma lesada contemplando as fontes e os passarinhos, hahahhaha. Parece eu isso? Não...Mas juro que foi verdade....
Saindo do jardim é muito válido ir andar pela "City God temple of shanghai". Uma área com diversas opções de comida (umas bemmmm bizarras e outras nem tanto, mas ainda bem esquisitas) e shopping para souvenirs, chás, estátuas, etc etc etc... A arquitetura toda é baseada na China antiga, então os prédios são simplesmente impressionantes. Eles mantém aquele ar de "Ultimo Samurai" (ainda que o filme seja no Japão, os prédios típicos dão a forte sensação de: Caracas, cade o Tom Cruise???? hahahahaha).






Então, aqui acaba a primeira parte da jornada! As fotos estão no Picasa, espero que gostem!!!


PRÓXIMAS PARADAS:

- Beijing

- La bella Italia!!!


Beijos!


*Wikipédia

Um comentário:

  1. Filha,
    Fiquei impressionada com tudo que vc escreveu, como sempre amo e aprendo um pouco desta cultura tão rica e cheia de contrastes, é deslumbrante mesmo!.
    As fotos são lindas e surpreendentes, realmente de tirar o fôlego! E o povo?? Pra onde se olha tem gente.
    Continue assim, apredendo e ensinando um pouco pra gente. Parabéns pelas belas férias merecidas.
    Te amo muito!!
    Mamy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...