quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sabaidee***!! Bem-vindo a Vientiane e Vang Vieng!

Pouco conhecido ainda para quem viaja pelo Sudeste da Ásia, o Laos é um lugar que reserva surpresas inesquecíveis!! O pequenino país tem como vizinhos: Cambodia, Vietnã, China e Tailândia e fica um pouco esquecido pelos turistas, sendo ofuscado pela fama dos outros que se popularizaram já faz tempo seja pelos templos, praias e afins.... Acontece que o Laos é especial exatamente por isso: se mantém genuíno, local, pequeno, restrito e ainda em fase de descobrimento.

Sendo um dos poucos países comunistas remanescente nos dias de hoje, a República Democrática popular do Laos ainda vive basicamente de agricultura e sua infra-estrutura precária (mas em desenvolvimento) já garantem uma aventura quando se tem que cruzar da capital Vientiane para Luang Prabang por umas estradas de terra em cima das montanhas e que apesar de mão dupla tem uma largura inacreditável!! MEDO!!!
Minha primeira parada foi em Vientiane, uma cidade simples, com prédios baixinhos e uma atmosfera local que se combina com as demais culturas e ainda conta com o charme das casas de estilo colonial, da época que foi um protetorado francês no século XIX, tornando-se independente apenas em 1949.

Quando chega-se no Laos o que mais assusta são os preços! É sem dúvida o lugar mais barato que já estive até hoje! Um dólar equivale a 8 mil Kips e com 10 mil kips se come um prato de comida dos deuses!!!! (De novo a comida tem uma participação especial na viagem - PERFEITA!!). Pagamos 56 mil kips até o hotel (que dividindo por duas pessoas deu 3,5 dólares/CADA) e depois de meia hora estávamos em um cozy quartinho, prontas para descansar e depois começar o dia!!! Como a primeira impressão é a que fica, culpo o Budha Park o fato de eu achar o Laos um lugar tão lindo e imperdível... esse é um parque que foi construído em 1958 e tem inúmeras estátuas que remetem ao Budismo e ao Hinduísmo feitas de pedra que descrevem lutas bizarras, deuses, animais, demônios e claro, muito budas!! O principal deles é um buda deitado de 40 metros que rende muitas fotos lindas! Demoramos 45 minutos para chegar lá porque fomos de tuk-tuk, e no meio do caminho eu não via turistas e comecei a ficar nervosa... onde será que estávamos indo???? Na entrada do parque: NINGUÉM! Por 1,5 dólares entramos nele e com mais 2 turistas podemos desfrutar de um dos lugares mais lindos que já fui... é um parque pequeno, relativamente novo, mas a riqueza das estátuas e suas expressões tão realistas fazem dele único! E como assim apenas 4 pessoas no parque todo (tirando uma família local)?????? Também não sei explicar... sei que, o parque não ter se tornado ainda uma miniatura de Angkor Wat (sem tirar o mérito desse, que é LINDO) no que diz respeito aquela multidão de turistas o torna uma parada obrigatória!

O Tuk Tuk que nos levou até o Budha Park
As estátuas são de impressionar

O Buda deitado é a atração principal



Algumas estátuas tem cópias lado ao lado
dando a impressão terem sido feitas para
dar um efeito espelho

Vista total do parque

Em seguida fomos em Ho Phrakeo, um antigo mosteiro e também templo Real dos monarcas do Laos, construído em 1565. O bom da cidade é que dá pra fazer tudo a pé e encontrar pequenos templos por todo lugar que se passa....em seguida passamos pelo Patuxai, o portão do Triunfo construído em 1960 em homenagem aos que morreram pela independência da França. Assim como o Arco da França, ele fica no centro da cidade, em uma praça que é circundada pela rua principal. Ou seja, qualquer semelhança NÃO é mesmo uma mera coincidência! 

Ho Phrakeo
O detalhe da estátua no mosteiro
O Patuxai

Para finalizar fomos ao Pha That Luang, o principal monumento nacional e religioso do Laos que é descrito como sendo uma estupa (Isso quer dizer um templo ou parte dele no formato de uma torre) Budista toda coberta em ouro contendo 3 níveis de altura, sendo cada um deles uma filosofia do budismo. A altura total do monumento é cerca de 50 metros e com um dourado reluzente é impossível não localizar ele, ainda que de longe. Mas o Templo foi saqueado tantas vezes, destruído e reconstruído definitivamente pelos franceses em 1930 que não se sabe ao certo o quão de ouro ele é composto atualmente. O bonito é também ver os arredores do templo... inúmeras esculturas e prédios com arquitetura Khamer.

Pha Tha Luang
E nos seus arredores, muitos monumentos com
arquitetura típica


Ricamente ornamentado

Um dia de Vientiane é a melhor introdução para o Laos e suficiente para ver os pontos principais. Dia seguinte pegamos uma van e depois de 3 horas estávamos em Vang Vieng, uma cidade que se resume a uma rua principal e demais ruas pequenininhas com comidas deliciosas pela bagatela de 1 dólar!!!!!! 
Além disso, frutas de todos os tipos e cores, bares recheiam a cidade que vive lotada em todas as época do ano. Porém o motivo não são as lindas montanhas que a rodeiam e fazem da paisagem um cenário perfeito para fotos e ecoturismo, o grande motivo é o famoso tubing, umas bóias enormes que são alugadas para os turistas descerem o Rio Nam Song... até aí parece normal né? Mas na borda do rio está lotado de bares super improvisados, com muita música frenética em que as pessoas vão parando, parando e parando para beber, dançar e depois continuar o tubing.... resumindo: você começa sóbrio e termina sem lembrar como foi!!! hahaha. Bem eu não sei se é bem assim pois eu não fui, fiquei com medo daquela água do rio, com medo de bicho, de encontrar jacaré (hahahaha) e afins, daí achei melhor admirar os bebuns e rir das bizarrices alheias :o)) Vi cada coisa que até Deus duvida....hahaha
Comer na cidade também é maravilhoso! Barato e visivelmente bem feita é muito bom parar num daqueles restaurantes familiares e desfrutar de um pouco da vida local. Além disso a vida noturna da rua principal (não se preocupe, ela na verdade é a única haha) tem muitas opções de bares sensacionais!!! Comemorei meus 26 anos lá, ao som de um parabéns cantado em mil linguas por pessoas que nunca tinha visto antes, muito legal!!



As ruas de Van Vieng

É aqui que o tubing começa...
Super naturalista
Muita música e brinquedos feitos de corda e bambu
fazem a alegria dor turistas

E claro, tá sempre lotado!!
Repara na placa: Whisky Bucket (BALDE!!)
Cerveja do Lao

O melhor da cidade é a simplicidade... bares e restaurantes no estilo rústico naturalmente de ser. Daqueles que a gente senta e levanta 5 horas depois, almoça e janta de tão bom que é ficar... e claro, de noite a cidade ferve, com os bares sendo o ponto principal com muita música e as bebidas servidas em um baldinho..aff... o mesmo baldinho do Ano Novo na Tailândia, hahaha! Tem que experimentar!

***SABAIDEE significa "olá/oi" em Lao.

Como chegar: Achei meu ticket pelo site Cheapoair
que veio com a melhor tarifa voando com Vietnam Airlines e Lao Airways.
Para Vang Vieng existem saídas diárias que te buscam no hotel e levam de van. Apesar das estradas não serem nota dez dá pra fazer e o visual compensa. Peça ajuda do seu hostel para o transporte, ele sempre tem contatos para o transporte.
Onde ficar: Chegamos no aeroporto sem hotel e como precisávamos de um lugar para ir ecsolhemos lá mesmo na chegada. Fomos para o Xaysomboun Hotel em Vientiane.
Pelo preço e por uma noite foi ok, mas não espere demais! É um quarto simples, pequeno, sem janela (essa parte de deixou bolada) e um banheiro normal.

Em Vang Vieng ficamos em um guesthouse super fofo chamado Boonpheng Guesthouse. Limpo, arejado, simples e uma atmosfera espetacular.  Fechamos ele na hora, chegando e olhando onde ficava... tentei muito achar ele em algum site para colocar aqui mas ele é tão familar que não tem. Porém é fácil achar porque fica perto de onde as vans param na chegada de Vientiane. Qualquer coisa leve o nome e pergunte, com certeza irão te indicar o local.
Visto: Tira-se na chegada, precisa levar foto (leve mais de uma, nunca se sabe) e uma taxa de 30 dólares. 

8 comentários:

  1. Manu o templo de Pha That Luang é lindo! E sem duvidas a simplicidade e o rustico da Asia encantam!

    Rê Antunes

    ResponderExcluir
  2. Manu, nossa esses posts estão vindo na hora certa, perfeito!! Depois das suas dicas, achamos também que vamos precisar aumentar os nossos dias no Laos!!
    Muitissimo obrigado pela ajuda! Beijo grande!! Ellen

    ResponderExcluir
  3. Rê, Vientiane não pede muito tempo mas compensa!! O templo é mesmo lindo e o Budha Park de tirar o fôlego.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Ellen, vcs vão AMAR o Laos!! Depois me conta!!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  5. Manu,
    Manda o seu e-mail por favor, para eu te mandar o codigo.
    Viagemafora(ARROBA)hotmail(PONTO)com
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Manu,
    Já vimos que vc conseguiu, ficou ótimo!!!
    Muito bom.
    bjs
    Antonio e Ellen

    ResponderExcluir
  7. Hi, Excellent blog. I am an educator and I am constantly gathering information, I invite you to visit the mine on philosophy, literature and film. If you want to know, the address is:

    http://alvarogomezcastro.over-blog.es

    Greetings from Santa Marta, Colombia.

    ResponderExcluir
  8. Filha, Amei!!
    Maravilhoso D+!! Quanto experiência maravilhosa, enriquecedora e cheia de emoções.
    Como sempre falo pra vc, aproveite tudo, aprenda muito e sempre passe adiante tudo que vc aprendeu, este é o grande tesouro que vc vai levar pra toda a sua vida.
    TE AMO MUITO!!
    Mamy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...