terça-feira, 3 de maio de 2011

O melhor da Coréia!!!

Oieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!! Depois de um longo mês de férias e um longo mês me recompondo na vida normal, estou de volta!!!! E cheia de histórias para contar, lugares inequecíveis, fotos marcantes, memórias impressionantes...Antes de tirar as férias porém, tirei uns merecidos dias em Seoul para conhecer a capital da Coréia, também chamada de soul (alma, em inglês) da Ásia e uma cidade fascinante, moderna e cheia de mistura entre o antigo e moderno. Pensando nisso, achei que antes de começar com meus posts sobre as férias, que seria justo escrever algo sobre a Coréia e as melhores coisas que podem ser feitas e vistas lá!!

Então, fechando meu ano na Coréia, aqui vão as coisas imperdíveis que podem ser feitas daquele outro lado do mundo:

- Palácio Gyeongbokgung (Seoul): Seoul tem cerca de 5 palácios reais importantes e considerados um world heritage pela sua história e riqueza. Porém esse é o principal e maior deles. É grande o suficiente para você chegar no fim satisfeita por tudo que viu mas pequeno se comparado a qualquer palácio da China. O que não é um defeito, e sim significa que dá para ver tudinho em algumas horas em detalhes (o que é impossivel por exemplo na Cidade proibida, em Beijing) e entender sua história com calma. Foi construído em 1394 e reconstruído no século 19. Ao fim das obras, o palácio tinha 330 predios e cerca de 5 MIL quartos!!!! Mas como todo império parece ser marcado por uma desgraça, anos depois do fim das reformas a imperatriz foi assassinada por japaneses e a família real deixou o palácio... e nunca mais voltou :o( O palácio porém resistiu a posterior ocupação japonesa e em 2009 grande parte do que os japaneses mudaram ou destruíram foi inteiramente refeito e o palácio se encontra 100% arquitetura e história coreana. O governo tem um plano de em 20 anos, colocar o palácio no seu inteiro estado do ano de construção e área completa. Vale a pena visitar, gostei muito!!!!




- Itaewon (Seoul): Seoul é marcado pela diversidade cultural e Itawon é a melhor representação disso. Basicamente é um bairro feito para os estrangeiros... é lá que esão lojas como Zara e H&M, hamburguerias, restaurantes italianos, mexicanos e principalmente pessoas que não falam coreano. A pergunta é: mas porque viajando para a Coréia, um lugar que não tem nada a ver com a cultura se torna imperdível??? Bem, comer na Coréia não é facil... não é em qualquer lugar que se fala inglês e sequer tem um cardápio em inglês, sem contar que se a comida coreana não agrada é em Itaewon que você vai encontrar a redenção, hahaha.  A verdade é que o bairro é feito para os residentes estrangeiros saudosos de algo que lembre tudo, menos a Coréia mas os bares, boates, cafés são uma ótima opção para os finais de semana.

- Insadong (Seoul): Souvenirs são sempre a melhor parte de uma viagem. Eu AMO entrar naquelas lojinhas típicas e comprar lembrancinhas, presentes e as vezes só olhar o vai e vem que lembra muito qualquer rua populares dessas que temos no Brasil. Eu amo Insadong, fui em Seoul 4 vezes e fui lá nas 4! Os souvenirs da Coréia são fofos, delicados e baratos!! Logo, a parada mais que obrigatória de Seoul é lá.
Ainda em compras, a Kyobo book store é sem dúvida a melhor livraria que já fui na vida. Se você no meio na viagem perceber que esqueceu um dos seus guias ou quer comprar um livro para aquelas 12 horas de viagem, vale a pena passar por lá. Com certeza vai deixar a loja com mais que um livro na mão...


Dentro da sala onde foi assinado o Armistício
- DMZ (Demilitarized Zone - Seoul):
A chamada  zona desmilitarizada mas que irnonicamente é a zona mais armada da região. Quando as Coréias foram separadas e a fronteira demarcada, uma zona 2 kilometros ao norte e 2 ao sul ao longo de toda a fronteira, formou uma área de 4km com uma extensão de 250 kilometros onde atividades militares não são permitidas. Porém, como a Coréia do norte mais de uma vez tentou violar o acordo previsto por esse Armistício de paz, ambos lados estão sempre alerta ao lado oposto já que o que existe entre os dois países é apenas um cessar fogo e não um acordo de paz definitivo.


Só dá ir lá com um grupo especializado de tour e tem que levar passaporte. Coreanos não podem fazer esse passeio pois existe um medo de que algum coreano mais alterado fale/gesticule ou faça qualquer coisa que instigue a Coréia do Norte a atacar e isso poderia gerar um grande problema. A primeira parte do passeio é light, levam você ao Imjingak, um parque em homenagem aos refugiados norte coreanos durante a Guerra que ao redor tem um vagão de um trem original usado na guerra que foi inteiramente destruído e a Ponte da amizade. Em seguida vamos aos túneis construídos pela Coréia do Norte, avançando pelo território do Sul onde 10 mil soldados poderiam passar em uma hora para atacar diretamente a Seoul. As duas emocionantes paradas ficam a cargo do Observatório Dora, onde podemos ver através de binóculos o lado Norte, mais especificamente a cidade chamada Geaseong e a estação de trem Dorasan, construída em 2002 na esperança de reconectar as duas Coréias. Hoje a estação é uma estação fantasma...

Soldado Sul Coreano olhando o lado Norte
Em adição a isso, para os que curtem uma adrenalina tem a visita ao Panmunjeom. Paga-se adicional para ver de pertinho o lugar onde o Armistício foi assinado. É uma área de 800 metros quadrados também chamado Joint Security Area e onde nem o lado sul nem o norte tem jurisdição. A ONU pelo lado sul e a Coréia do Norte mantém nessa área inúmeros postos de guarda para olhar o lado oposto 24 hs por dia. A visita é tensa, uma guerra silenciosa ocorre ali enquanto os visitantes, de acordo com as instruções do guia, tiram foto com máquinas que devem ter um zoom limitado e guardam suas câmeras assim que os guardam mandam. Somos proibidos de acenar, rir, apontar e falar no momento das fotos. Nada que possa ser entendido pelo lado norte como uma provocação pode ser feito. Quando as fotos estão acontecendo, dá para ver os soldados norte-coreanos nos observados com seus binóculos e uniformes verde e vermelho. Curiosidades do local: os guardas do Sul usam permanentemente óculos escuros; a entrada em terra para Córeia do Norte não pode ser vista pelo google Earth devido a um black out que foi providenciado pelo país para evitar espionagens.

- Festival Maewha: Um festival lindo, lindo que pode ser visto na Coréia no mês de março onde as famosas flores de cerejeiras florescem!!! Eles estão em todos os lugares da Coréia, basta chegar durante esse mês, digitar no google que o festival mais próximo vai pipocar na tela. Famílias inteiras se reúnem para ver as árvores nascendo nas montanhas e dá para tirar fotos lindas!
Lindas cerejeiras!!


 
 

- Jeju Island: Mais conhecida como o Havaí da Coréia, o apelido (um tanto exagerado) não decepciona. Para nós é apenas praias já que temos tantas por aqui, mas na Coréia é o paraíso na terra. É a maior ilha do país que além das praias conta com duas interessantes atrações: um parque mini-mundo, com estátuas famosas que existem no mundo e caracterizam certos países e a Love Land, um parque temático dedicado ao sexo. Mas não tem a nada a ver com promiscuidade ou sacanagem... o parque é diariamente visitando principalmente pela terceira idade, que entre uma estátua e outra, soltam risadinhas e tiram fotos ao lado das gigantes posições eróticas. A intenção do parque é a desmistificação do sexo de forma sincera e sem preconceitos. Korean Air tem saídas diárias para a ilha com preços inacreditáveis!!!
 

Uma das praias da Ilha de JEJU


Os famosos mercados de peixe coreanos, onde o cliente
escolhe o almoço e jantar ainda vivos.
Praia em Jeju Island (ainda não é a Love Land, haha)



Uma das estátuas na polêmica - porém muito
visitada - ilha de Jeju

 
- Pusan: minha cidade favorita na Coréia. Grande mas não monstruosa como Seoul, Pusan tem a famosa praia de Haeundae é o ponto favorito no verão para aqueles que não podem voar para Jeju no final de semana. Uma praia que dá um lindo pôr do sol, com um orla iluminada pela noite com os hotéis, cafés e lojas onde as pessoas passeiam 24 horas ao redor. Sempre tem gente na rua, nas areias, não importa a hora que for e o tempo que esteja. Na orla tem também o Aquário de Pusan, um super completo aquário que vale apena para quem gosta de ver o fundo do mar. Dá para tirar fotos com tubarões, cobras e águas vivas!!
Além disso, programa indispensável na cidade é a maior loja de departamento do mundo: Shinsegae Department Store. Todas as marcas de luxo se encontram aqui a sua espera, hahaha. Filas na Louis Vuitton são comuns, assim como as "liquidações" de Burberry, Prada, Armani e etc... para quem gosta de bater perna em shopping é um mega colírio para os olhos e para quem pode é uma bela tarde de compras :o))
 
Para finalizar Pusan, o templo Haedong Yonggunsa (Metro: Sair na Haeundae station na linha 2. Pegar saída 7 e depois o ônibus 181. Basta descer na parada 'Yonggungsa Temple') O mais belo templo na Coréia na minha opinião e um visual no mar maravilhoso! Uma grande estátua dourada de Buda e outra em pé marcam esse lindíssimo templo.

Praia de Haeundae de noite

Haedong Yonggunsa Templo

- Comidas: Dexei por último as comidas.... uma atração a parte da Coréia. Legumes apimentados, condimentados, muito peixe, muito Soju (Está para os coreanos como o saquê para os japoneses), muito noodles (ou nosso famoso miojo), lulas vivas no prato, ostras e etc. Tem para todos os gostos e claro, vale sempre a pena tentar a comida local quando viajamos para ter certeza se é boa ou não. Eu tive meus problemas com a comida lá... acho sem graça, sem gosto e muito saudável (sim, isso acaba sendo um defeito quando você naquele dia de TPM quer comer algo diferente ou mais gostoso) para o meu gosto. Mas como em toda regra há excessões, as minhas favoritas são: o Bipimpa (arroz cozido no vapor com legumes e carne ou frutos do mar), Pajeon (uma panqueca estilo coreana com frutos do mar e legumes) e o Bulgogi, típico "churrasco" coreano. O ápice da cozinha coreana é o Kimchi, que não está na minha lista de favoritos, mas é o favorito de 11 entre 10 coreanos. Basicamente um repolho super ultra condimentado que demora semanas para ficar pronto. Claro que, vale a pena tentar e sentir o gostinho....


Pajeon

Bulgogi
 

Bipimpa

Kimchi

Até a próxima!!!

Informações úteis da Coréia:

Onde ficar:

Seoul
Seoulwise Guesthouse
Perfeito! O dono já viajou o mundo todo e por isso sabe do que os viajante gostam. Uma limpeza impecável, os quartos tem banheiros limpíssimos e uma pia que funciona como uma mini-cozinha. Tem sala de leitura, quarto de internet e muitas indicações com mapas e passeios para conhecer a cidade.
 
Como chegar: A Korean Air é uma das melhores opções. Voos saindo de São Paulo com paradas em New York e depois direto. Mas para quem quiser pesquisar mais, a Air France tem tarifas ligeiramente mais baixas.
 
O que fazer: Dado que o inglês não é forte do país, eu recomendo muito pedir ajuda no Hotel/Albergue para conseguir transportes para os pontos turísticos mais longes. O metro da cidade é excepcional, perfeito e atende muito bem para a visita aos palácios e afins. Mas para, por exemplo, uma visita ao DMZ é essencial uma empresa de turismo especializada, logo, melhor pedir ajuda com quem fala a mesma lingua.
 
Visto: Não é necessário até 90 dias de permanência.
 

14 comentários:

  1. Legal Manu..eu ia adorar bater perna nessas lojas chics da Louis Viton, Armani etc...mas e o preço, é bom? Qto as comidas, pra mim seria um verdadeiro SPA, pois eu não consigo gostar de comida nenhuma por onde passei.Como por necesidade. Seria memso só um pouquinho...Mas enfim,penso eu que é bem raro aqui no Brasil,ir conhecer só a Coréia.Tiveste esse privilágio...que bom. Na tua idade, principalmente...agora vou aguardar as fotos..bjssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Também ía adorar tirar fotos na praia dedicada ao sexo....pelo menos nas fotos né?? rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Hum. Adoro o Oriente. Ainda não tive a chance de conhecer a Coréia. Mas, imagino que seja muito parecido com a China. E, as fotos confirmam que se parece muito.
    Agora aproveite o Brasil!!!!
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Oi filha,
    Que bom poder ler mais uma de suas aventuras, já estava com saudade! Já pensou, um palácio com 330 prédios e tantos quartos, deve ser uma visita única e maravilhosa!!
    Filha, agora entendo pq vc comprou tantas coisas lindas, com tantas opções deve ser difícil escolher.
    Manu, quando comecei a ler, imaginei que viriam surpresas como sempre mas, Coreia do Norte. Doida!! E os guardas, um olhando para o outro, caramba!! Devem vigiar vc até no banheiro. Ainda bem que em seguida li sobre a Love Land, fico imaginando vc rindo das coisas que deve e ter visto por lá, uma passeio diferente e bem divertido. Assim como Pulsan, seu encanto por ela não foi a toa, as lindas fotos falam por si.
    Minha linda, tenho certeza que toda essa experiência adicionou muita coisa em sua vida e tenho certeza que será muito bem aproveitada.
    Parabéns!!
    Te amo muito!
    Mamy

    ResponderExcluir
  5. Oie Manuuu, que bom vc de volta!
    As comidas tem uma cara ótima, lembra alguns pratos chineses!
    Vou ficar esperando o resto das novidades!

    Bjinhoss
    Rê.

    ResponderExcluir
  6. Oi queridissima Manu, muito obrigado pelo post será muitooo util, esta completissimo, colocaremos em pratica daqui 8 dias!! Ai te contamos!! Olha mais uma vez obrigado por todas as dicas, vc é demais!! A dica da agencia da India ira ajudar muito mesmo!! Desculpe-nos pela demoraaaaa em te responder, sabe como é qdo estamos pelo mundo, né! Muito corrido!! Grande beijo e muita boa sorte ai no Brasil!
    Ellen & Antonio

    ResponderExcluir
  7. Manu, em Seoul, ficamos hospedados onde vc nos indicou, o Seoulwise Guesthouse, fantástico, tudo perfeito e o Young fez nossa visita a Seoul ficar muitooooo melhor, o cara indica, pesquisa, ajuda em tudo!! Valeu muito por essa excelente dica!! Obrigada
    Agora estamos em Gyeong ju!!
    Beijos, Ellen

    ResponderExcluir
  8. Tia, as lojas são mais para olhar pq o preço é absurdo!!!! hahaha, mas vale a pena assim mesmo! Sobre as fotos da Love Land, não sei se irei postar todas MAS vou te mandar umas que vc vai rolar de rir! hahaha
    Bjosss

    ResponderExcluir
  9. Oi Cláudia!!!!
    é parecido sim... mas que nenhum coreano me ouça! hahaha
    Agora é voltar e curtir o Brasil! Yupiii
    Bjocas

    ResponderExcluir
  10. Oi Mãezinha,
    A experiência foi tudo de bom mas estar de volta com vc é muito melhor!!!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  11. Oi Rê!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Muito bom estar de volta msm!!!! E vc, alguma previsão para vim no Rio?? ME AVISA HEINNNN
    Bjosss

    ResponderExcluir
  12. Ellen,
    Que maravilha!!!!! Fico muito feliz que tenha sido útil e que vcs estejam amando!! Manda lembranças para o Young e aproveite MUITO Seoul. Já comeu?? Não pdoe sair daí sem comer hein!! haha
    Bjoss e me conte tudo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Manu,
    Estou aqui em Suwon (Samsung Digital City).. e vim de Manaus/Amazonas.
    Eu preciso saber onde posso encontrar comida similar a brasileira (e barata, de preferencia)...
    Vc pode me ajudar?
    Forte abraco e manda dicas pra mim por favor...
    Ficarei aqui ateh o fim do ano...
    Abs

    ResponderExcluir
  14. Oi Jefferson!!!
    Mandei email pra vc com algumas diquinhas mas por aqui te adianto o link: http://www.seouleats.com/2009/10/who-has-best-brazilian-churrascaria-in.html
    Tem umas churrascarias brasileiras que claro, não são láaaaa essas coisas, mas ajudam a matar a saudades :o)

    Qq coisa avisa!


    Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...