domingo, 12 de junho de 2011

Hello Hong Kong!!

Para finalizar o meu roteiro (básico em se tratando de um gigante como China) faltava Hong Kong! Uma Região Administrativa especial da China com autonomia completa exceto para assuntos políticos e militares. Sendo conhecida como um grande centro financeiro, a ilha é repleta de expatriados e claro, chineses!!  O Estado independente é composto pela ilha de Hong Kong, Lantau, Kowloon e Novos Territórios. Fiquei na parte que considerei a mais movimentada de todas: Kowloon. Perto de bons shoppings, restaurantes e do metrô, fiquei hospedada a 5 min da estação de Tsim Sha Tsui. Em se tratando de albergues achei que já estava mais que careca de saber que não podemos esperar tratamento VIP mas Hong Kong foi um caso a parte.... como a ilha cresce em número de habitantes MAS sua área se mantém igual, a disputa pelo metro quadrado é acirrada. Com isso, ficar em albergues pode significar um quarto com espaço apenas pra cama, como foi meu caso! Fiquei em um prédio comercial (para os cariocas semelhante ao prédio da Avenida Central) que tinha vários camelôs embaixo vendendo desde bolsas falsificadas até as mais estranhas comidas dos imigrantes, que vão desde indianos, árabes, sudeste asiático e etc. Para conhecimento dos que aspiram ir para a ilha, o prédio chama-se: Chung King Mansions, mais conhecida como a hospedagem mais barata da região. Por isso, para os que não querem se aventurar não recomendo albergue! Em Hong Kong, qualidade (e um tiquinho de espaço) estão só nos hotéis.


Comecei minha visita no Templo Sik Sik, um templo ultra-colorido com muitas colunas e incensos! Na entrada 12 estátuas de animais que representam o horóscopo chinês nos dão boas vindas. O templo é lotado de locais que fazem suas preces diárias mas recebe também muitos turistas atraídos pelas belas estátuas de cobre e pelo lindo jardim dos desejos na parte de trás do templo que rende muitas fotos. 
Esse foi o único templo que visitei... escolhi ele por ser um dos mais famosos para sentir como é o clima, ver a arquitetura e só! Acabei vendo templos demais na Coréia e depois em Shanghai e Beijing, cansou.... depois do terceiro todos começam a parecer iguais, hahaha.


No final da tarde fui andar pela Promenade de Tsim Sha Tsiu. Pelo caminho estava o ex quartel general da Marinha, hoje chamado de 1881 Heritage pois após desocupado pelos militares, o prédio foi transformado em um Hotel que é tido como o nome indica um patrimônio e luxuosas lojas ao seu redor. Mas meu destino era outro... como uma apaixonada por luzes e paisagens noturnas segui para a Promenade para ver de perto o Victoria Harbour de noite. A intenção era assistir o famoso show "Simphony of lights", um espetacular show de luzes que envolve 44 prédios em ambas margens do porto. Foi bonito, mas eu acho que estava esperando mais... talvez porque o dia estava dublado a noite acabou não sendo daquelas lindas com céu limpinho e por isso as luzes não destacaram tanto... mas considerando que meu hotel super-de-luxo era a apenas 10 minutos dali, valeu a pena para finalizar a noite.



Uma das coisas que não pode passar em branco é visitar nem que seja um pouco as demais ilhas. Como eu não tinha tempo de ver a fundo todas, resolvi pegar o metro e conhecer Lantau, a maior ilha de Hong Kong. Com praias praticamente desertas e vida rústica, a ilha oferece 3 passeios (entre outros que existem) que para mim valeram a visita: o Ngong Ping 360, uma passeio com o nosso conhecido bondinho dá uma idéia da beleza da ilha em uma viagem de 25 minutos. O ideal é pagar mais um pouco e pegar a cabine Cristal, toda em vidro mas muito mais emocionante! Esse bondinho nos leva em diversos lugares: Ngong Ping Village, monastérios, templos e a escolha fica mesmo de quem visita e o que quer ser visto. Eu escolhi duas coisas: o Monastério de Po Lin e o Tian Tan Buddha.

Monastério de Po Lin
O Monastério não nos reserva grandes surpresas, é um recinto religioso que novamente além de budistas, atrai um grande número de turistas. Mas ainda sim impressiona pela beleza das cores, flores, desenhos de deuses e 3 estátuas de Buda em bronze que representam seu passado presente e futuro.

A atração principal da ilha é sem dúvida a estátua gigante de Buda, sentado no topo da montanha e que com seus 23 metros de altura pode ser visto de longe quando ainda estamos no bondinho. Ela pesa 202 toneladas e também foi feita de bonze. Aos pés dele, 6 estátuas perfeitas de bronze representam as bodhisattvas (podem ter diversos significados mas os mais comuns é de seres com o lado espiritual mais elevado que ajudam os demais na remoção de obstáculos e problemas OU forças puras OU ainda na tradução ao pé da letra um "sábio ser").  

Saindo de Lantau e voltando para a ilha de Hong Kong uma visita obrigatória é o famoso The Peak, ou melhor o pico de Hong Kong, o ponto mais alto da cidade que me deu a melhor vista da viagem. O pico é além de tudo um famoso e caríssimo bairro com casas super luxuosas pode ser alcançado de ônibus ou de tram. Recomendo o tram só na descida porque é menos lotado e a ida de ônibus que leva mais tempo por conta do trânsito mas nos faz ter uma idéia ótima da moderna ilha e casas de luxo 100% ocidentais.

Hong Kong toda iluminada!
E para quem quiser fechar com chave de ouro, fugindo um pouco daquela rotina de viagem e partindo para uma volta no tempo tem a Disney. Com uma super estrutura de transporte, metro até a porta e a 15 minutos do aeroporto (que conta com um serviço de alto nível de guarda-mala) a visita pode ficar ainda mais completa! Deixei minha malas e fui correndo pra lá! Fui a primeira a chegar e só fui embora porque não podia perder meu voô pro Nepal e valeu a pena! 
Senti aquele frio na barriga quando vi o Mickey dando boas vindas para os que chegam cedo e passei pelos portões com a frase: "Here you leave today and enter the world of yesterday, tomorow and fantasy" ... pode parecer piegas mas as lágrimas caíram e eu me deixei voltar aos meus 7, 10, 13, 15, 18 anos. Comprei minha orelha da Minnie e fuiiiiiiii!!!!! Essa última parte não tem nada a ver com Hong Kong mas é altamente recomendável para renovar a mente e sorrir até a bochecha doer!

Foi sem palavras...


Estátua de bronze do Templo Sik Sik

Promenade ainda de dia

Tian Tan Buddha ao fundo

Bodhisattvas

Mais umas de noite...


3 comentários:

  1. Oi filhota, já estava com saudades! Em primeiro lugar quero dizer que amo ler tudo que você escreve, viajo com vc nas suas aventuras.São sempre fantásticas!
    Fiquei emocionada com Hong Kong é maravilhosa! Estava imaginando a energia do templo Sik Sik, deve ser fantástica e muito forte e a estátua do buda?? O que é aquilo, enorme!!
    No dia que vc falou pra mim que iria na Disney em Hong Kong, imaginei que aconteceria exatamente isso mesmo: choradeira, é isso filha, coloque sempre a sua emoção pra fora quando sentir necessidade, faz bem para a alma. Amei as fotos com os bichinhos e vou confessar, também chorei! Viagem inesquecível, linda e bastante interessante. As fotos são de tirar o fôlego.Uau!
    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Que viagem maravilhosa!!!! Hong Kong é simplesmente fascinante!
    Para mim viajar é o combustível da alma, imagino que para vc tbm!

    Estou te seguindo!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Filipe!! Obrigada pela visita!! Nada na vida se compara a viajar mesmo, conhecer gente, ver coisas novas e inesquecíveis :o)
    Te aguardo aqui na próxima postagem.

    Bjoss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...