domingo, 6 de novembro de 2011

O festival das cores: Happy Holi!!

Eu sempre achei que a melhor parte de viajar é fazer uma imersão total na cultura, língua e chegar perto das pessoas locais, sem medo ou preconceitos. Por isso, estar em um país Hindu nas comemorações do Festival das cores é uma experiência a parte, super interessante, colorida, barulhenta e que com o passar dos anos escolhe suas principais "vítimas": os turistas.

O feriado de Holi, originalmente chamado de Holika, tem um existência que ultrapassa séculos antes de Cristo. Acredita-se que o seu real significado mudou durante os anos mas inicialmente era um rito especial que as mulheres casadas faziam pelo bem-estar e felicidade de suas famílias.  A verdade é que o feriado tem inúmeros significados de cunho religioso, social, cultural estando sempre ligado a lendas onde o bem ultrapassa o mal e acaba vitorioso.

Ele é celebrado na primavera em todos os países com um números significante de seguidores do hinduísmo e a comemoração é atípica: pessoas jogando tintas e águas coloridas umas nas outras gritando Happy holi!! 
Para sorte dos turistas que se interessam em brincar de Holi, as tintas usadas são todas artesanais feitas de açafrão, extratos de flores e outras fontes naturais que podem sem preparadas em casa. As cores são vivas, vibrantes e tão atraente aos olhos que se tornam únicas. Vale muito a pena ver de perto e participar da festa.

Algumas dicas para quem for participar:

- Os locais jogam das janelas a água colorida, logo, não fique com raiva quando tomar aqueles banhos surpresas vindo do céu VÁRIAS vezes.

- As crianças colocam a água dentre de bexigas e jogam. Algumas são gentis, outras não. Então tem que ter paciência e não reclamar.  Eu fiquei com vários pontos roxos pelo corpo por conta dessa brincadeira.

- Usem roupas velhas. Lavei as minhas várias vezes mas a tinta vermelha, em especial, não saiu de jeito nenhum. Tive que jogar a roupa fora.

- Se tiver havaianas, use. 

- Leve sua máquina bem protegida porque senão ela vai tomar um banho.

- Para as mulheres: não saiam para brincar sozinhas. As crianças e adolescentes andam em grupos 
e quando veêm turistas miram direto na gente sem dó. Eu e as meninas que foram comigo passamos por algumas situações chatas com meninos vindo para passar a tinta e se aproveitando da situação dando umas escorregadas nas mãos. Ter um homem do lado vai ajudar nesse sentido.

- Tirem fotos dos locais, a celebração é linda e enche aos olhos de quem vê.

No mais, aproveitem!!! Os nepaleses se mostravam muito felizes e satisfeitos ao nos ver participando com tanta alegria dessa festa que não faz parte da nossa cultura mas que tem um grande significado para o eles.









Já leu a introdução ao Nepal?? Veja aqui tudo que pode te ajudar na visita ao país!

5 comentários:

  1. Que lindooooooooo!! As cores são lindas e vibrantes. Deve realmente ter sido muito legal participar deste evento tão bacana e diferente. Filha, fico muito feliz e satisfeita em ver vc sempre procurando conhecer, aceitar e principalmente respeitar todas as culturas.
    Parabéns, amei as fotos!
    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Que Maximoooo Manu!!!

    Eu, diferente de vc, nem sempre achei que viajar era "fazer uma imersão total na cultura, língua e chegar perto das pessoas locais, sem medo ou preconceitos", mas felizmente descobri isso a tempo de fazer minhas viagens muuuito mais interessantes! mas costumo dizer que ja viajei muito errado na vida, vivendo e aprendendo!!! :))))

    Adorei o festival das cores, mas deve ser dificil messssmo proteger a maquina desses ataques todos hehehe

    Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Manu!
    Que coisa interessante deve ser presenciar um festival como esse. Nunca tinha ouvido falar...Adoro descobrir novidades de outras culturas. Muito legal.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Rê, dá medo pelas máquinas msm!! Mas se a gente enrolar num saquinho e colocar dentro da roupa dá tudo certo.
    Tinha uns turistas mega espertos que já levaram uma máquina a prova de agua, perfeita tática né??

    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Claudia,
    O festival é mesmo imperdível!!! Participar e ver de perto a alegria dos locais é impagável :o)
    Volte sempre por aqui!! Semana que vem vai ter India!!

    Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...