segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A fabulosa ilha de Hvar!

Chegar na ilha de Hvar é praticamente atracar num daqueles paraísos perdidos e idílicos... apesar de já fazer parte do novo roteiro que está sendo desenhado nos últimos anos para os que querem ver uma outra Europa - e uma parada obrigatória dos dos ricões dos arredores -  a ilha  é um refúgio seleto, sofisticado e único!
São tantas opções do que ver e fazer que é fácil ir embora com aquela sensação de "poderia ter feito isso ou aquilo", mas como esse é um sentimento comum que persegue o viajante toda vez que ele se encanta por um local, infelizmente tem que ter uma seleção. As minhas em se tratando de Hvar incluíram muito sol, praia, fried squid, cidades antigas, passeios de barco e scooter!

Para uma familiarização, quando cheguei no albergue fomos andando para a praia de Pokonji Dol depois de pegar uma pequena trilha de sobe e desce e se deparar com aquela água azul celeste tão popular do mar adriático. No caminho é fácil entender porque a cidade é o novo point do leste europeu: casas recém construídas, novinhas, organização, boa sinalização para se locomover e um indiscutível ar de requinte que se contrapõe a idéia que lugar de praia tem sempre aquela tal informalidade e minimalismo. 
Na chegada em Hvar, essa é a primeira vista que temos do porto.
Nada mal né??
Casas típicas nas ladeiras de Hvar
Maravilhosa praia de POKONJI DOL
As típicas pedras que encontramos nas praias croatas.
Fried Squid!
As tranquilas ruas de Hvar


Nas praias sempre vai ter um bar gostosinho para o final da tarde e o aluguel de cadeiras, super necessário já que na Croácia a areia é substituída pelas lindas pedras brancas. O preparo local é tanto que para os turistas que não se acostumarem com as pedras, dá para comprar uma sapatilha nada fashion para passear na praia e entrar na água.
Por um preço bem baixinho (+- 20 Kuna) as
sapatilhas ajudam a encarar as pedras.
Hvar é assim, já fez parte da histórias de incontáveis civilizações. Os gregos estiveram ali, já fez parte do Império Romano, foi controlada pelos Bizantinos, eslavos, mais tarde com o desenvolvimento de Veneza fez parte do seu desenvolvimento mercantil até chegar na sua anexação ao Império Áustro-Húngaro como falei aqui. 

Com tanta história junta, conhecer a parte antiga da cidade é o próximo passo para ver a magia de perto. Basicamente o centro é composto pela praça Trg Svetog Stjepana, uma das maiores da região da Dalmácia com a Catedral que leva o mesmo nome ao fundo, uma impressionante construção do século 16 que ainda têm missas normais todos os dias. Do lado direito da praça, Arsenal da cidade que em tempos nada áureos foi um projeto de estaleiro para as embarcações de guerra.

Uma das melhores partes do passeio é aproveitar os bares e restaurantes que envolvem a área e que de dia ou de noite transforma o ambiente em um grande ponto de encontro.
Trg Svetog Stjepana
O muro do Arsenal e a Catedral ao Fundo
O Arsenal ao fundo e claro, muitos
e muitos pequenos barcos dos moradores
A praça da cidade de noite

Do lado esquerdo da praça, uma construção que fiquei apaixonada, O Hotel Palace, que ainda que um Hotel se mistura as construções magníficas (não sei falar da qualidade dele como Hotel pois não fiquei lá) e o Forte no alto do morro. 


Lado esquerdo da Praça com o Forte em destaque no alto
Hotel Palace. Não é lindo??
O cais onde ficam os barcos oferecendo passeios
particulares e onde o Ferry de Split chega.
Os incríveis iates que ficam parados no cais
Mais um pouco do cais e bares de Hvar
Andando na direção do cais onde param os ferries vindo de Split começa uma nova jornada de descobertas em Hvar: bares e restaurantes que fazem da ilha uma paradinha especial dos grandes iates que por acaso estão circulando ali nas redondezas. Se você procura um ambiente sofisticado de restaurantes caros no meio das muralhas do século 13 da cidade, bares lounge para fazer social, lugares mais modestos para jantar ou uma noitada pesada com boates que já foram frequentadas até pelo príncipe Harry, você está no lugar certo. E o melhor é que é possível encontrar tudo isso a menos de 15 minutos de distância - andando mesmo!!!!!!! E se andar não for o limite, basta pegar um pequeno barco e partir para a ilha Pakleni onde tem uma badaladíssima boate que funciona até as 5/6 da manhã. Quem foi aprovou!

Restaurantes maravilhosos que dão um clima único
para a ilha.
E o que dizer de comer ao ar livre com essa vista
 maravilhosa do pôr do sol?
Praia, história, noitadas e afins: Feito!! Agora a próxima etapa de estar em Hvar é fazer um passeio de barco. Aliás, uma curiosidade é que praticamente todos os moradores da ilha tem um pequeno barquinho atracado no cais principal, faz parte da cultura e dá pra ver isso claramente passeando pela cidade.

Pequenas lanchas fazem passeios privados para Bol, Pakleni e onde mais a disposição $$ puder levar o turista. São escolhas caras mas se você estiver em grupo podem sair mais em conta. Uma outra opção bem menos glamurosa é fechar por caros 50 euros um passeio para a Gruta verde e Gruta azul. As empresas estabeleceram quase um cartel porque o serviço e preço são bem padrão: mesmíssimo valor em todas as empresas para visitar as duas grutas + Ilha de Vis + um almocinho incluído (Não espere muito do almoço e se der leve um lanchinho por precaução...). 
O passeio dura o dia todo, depois de 1 hora e meia no mar chegamos na primeira parada: A Green Cave. Uma caverna pequenininha com águas claras onde o barco encosta na entrada para poder mergulhar. Perto dali, a Blue cave, muito mais inacreditável e que só pode entrar num barquinho e é proibido mergulhar. Isso porque ela é protegida como Patrimônio e qualquer movimento brusco poderia mudar a paisagem sub-aquática.Tanta preocupação é compreendida quando entramos nela. O azul reflete em todo o interior da gruta, é maravilhoso!!! Depois o passeio termina com uma visita na ilha de Vis, uma ilha fofa com as típicas ruelas de pedra e claro, muitas lanchas e barcos por todo lugar.

Green cave
Blue Cave
Ilha de Vis e suas casas convidativas
Não parece de mentira??
Vista da ilha de Vis, pequena e fofa, a ilha é um convidativo
passeio para os que querem fugir da movimentada Hvar. 

Voltando para Hvar, alugamos uma scooter e partimos para dar uma volta. É assim, existe a cidade chamada Hvar, que é considerada a parte nova onde tem a praça St.Stjepana e a cidade velha, chamada de Stari Grad que fica no lado norte da ilha, aproximadamente uns 13 km de distância. Se o frenesi de Hvar te deixar cansado, essa é a melhor parada para relaxar e repor as energias (dá inclusive para chegar de Split por lá de ferry). Uma pequena cidade com alguns cafés, uma feirinha de artesanatos ideal para comprar as lembrancinhas e ruas de pedra silenciosas e vazias que mostram um outro lado da ilha. Para chegar você pode optar pela estrada nova ou pela estrada velha, essa última é muito mais emocionante porque dá pra ver os lindos campos de lavanda (que infelizmente na época que fui já tinham sido colhidos), passar por pequenos vilarejos que têm de 5 a 10 casinhas com um ritmo de vida completamente diferente e para quem quer ver mais e fugir do convencional a dica é parar em Jelsea ou Vrboska para se sentir explorando a Croácia sozinho se enfiando nas ruelas, visitando igrejas do século 13 com muito menos turistas em volta.
Esse passeio foi com certeza uma das grandes surpresas da viagem, só tinha a nossa scooter na estrada e a sensação de estar desbravando a ilha foi maravilhosa!!

Stari Grad


Ruelas inacreditáveis de Stari Grad
A pequena Stari Grad
Belas construções de Stari Grad
Souvernirs: Saquinhos com lavanda, o cheirinho vai sempre
lembrar a visita à cidade.

A Scooter alugada para chegar na cidade

Em Vrboska: a famosa Igreja do forte
Our Lady of Mercy
As pontes de Vrboska
Um pouco da cidade de Jelsa
No caminho, é fácil ver outras pequenas
cidades que surgem nos morros da Croácia.

Onde ficar: Fiquei no Villa Marija Youth Hostel fechado pelo Hostelworld. Uma casa de família que foi transformada em hostel. Quartos agradáveis e os dois donos (mãe e filho) são extremamente receptivos e solícitos. Te buscam no porto na chegada do catamarã e te deixam lá na saída. Na volta o meu saiu as 5 da manha e cedo eles estavam de pé nos esperando. Fica a uns 15 min andando do centro, considerando que Hvar é toda feita de ladeiras e sobe e desce, a casa acaba parecendo mais longe mas é super seguro e muito tranquilo para dormir, super recomendo.

Onde se divertir: A ilha é simplesmente o paraíso dos que querem badalar em alto estilo. A boate Veneranda que já foi frequentada pelo príncipe Harry é uma das mais procuradas e caras, além dela o Carpe Diem um bar lounge super gostoso para começar a noite e tomar uns drinks diferentes. Para ir direto da praia o Hula Hula é famoso como pré-night e melhor pôr do sol. Mas para os que gostam de uma boa noitada e não querem pagar para entrar o bar Nautika e Kiva são as melhores opções: música alta, lotado, muitos drinks, cervejas e o melhor: ficam um do lado do outro, sem precisar se preocupar com distância.
Todos muito fáceis de achar!

Como chegar: No post anterior eu estava em Split. É importante saber que a cidade é o Hub da Croácia e o lugar perfeito pra se locomover para as outras ilhas. Sendo assim, o melhor meio de transporte é o ferry ou catamarã da empresa Jadrolinija. Mas claro, se você estiver partindo de outro lugar pode usar o site e dar uma olhada qual a frequência do ferry/cata da empresa, que praticamente monopoliza o transporte por lá.
IMPORTANTE 1: O melhor horário de Split para Hvar é as 11:30 da manhã porque o catamarã que usam é mais rápido (demora em torno de 1h 45 de viagem e com certeza vale muito mais a pena! )
IMPORTANTE 2: O catamarã que falei acima chega em Hvar, o FERRY chega em Stari Grad, logo lembre-se que de lá pra chegar na cidade você ainda vai encarar 13 km de estrada, podendo optar pela estrada velha - muito mais legal!!- ou pela nova).
IMPORTANTE 3: Para chegar na ilha comprei o ticket em Split, num quiosque perto da Riva. Na volta, em Hvar, comprei o ticket em uma loja da Jadrolinija ao lado do Carpe Diem para retornar para Split e continuar a viagem por terra.

O que fazer: Dava para fazer um post de cada coisa que tem para fazer em Hvar... mas eu destaco as seguintes: curtir as praias e ilhas ao redor (tipo BOL, minha maior frustração não ter ido), andar sem rumo pelas ruelas de Hvar tomando um gelato, curtir a noite na cidade, passear por Stari Grad sem pressa para sair um pouco do ritmo movimentado de Hvar, fazer passeios  de barco e até mesmo mergulhos.

 Custos: Um dólar vale mais ou menos 5,80 Kuna, sendo assim segue uma listinha dos preços que você vai ver na ilha.

- Catamarã Split x Hvar: 47 Kuna
- Aluguel de cadeiras na praia de Pokonji Dol: 20 Kuna (cada).
- Porção de fried squid na praia com: 50 Kuna (Coma sempre que der!!! E se você não gosta de lula, experimente assim mesmo!! Tenho certeza que há grandes chances de mudar de idéia).
- Cerveja (500ml): 18 Kuna
- Taça de vinho: 30 Kuna
- Água: 10 Kuna
- Café: 15 Kuna
- Coca-cola: 8 Kuna
- Drink no Carpe Diem: 65 Kuna cada (Recomendo o Heartbreaker, Playboy 51 e o Pink Pussy, docinhos e deliciosos. Detalhe: quase todos os nomes dos drinks são bem sugestivos).
- Folheado: 7 Kuna (Estão por todo lugar e funcionam como nosso podrão, excelente opção de comidinha rápida e "engordativa" rsrs).
- Aluguel de scooter: 200 Kuna (o dia todo).
- Combustível: 30 Kuna (Antes de devolver a scooter tem que encher o tanque, mas é superrrrr barato).
- Passeio de barco para Blue e Green cave: 50 euros (!! salgadinho mas o preço é esse em todas as empresas).
- Graninha para um souvenir em Stari Grad: 70 Kuna (Dá pra comprar algumas coisinhas simples mas muito fofas para levar de lembrança para amigos).
- Restaurante em Jelsea: 140 Kuna (Considerando dois pratos - bonitos e gostosos- + 2 taças de vinho).

21 comentários:

  1. Rodar a ilha de scooter parando nas várias cidades medievais miúdas é realmente algo que não se pode deixar de fazer. Guarde 1 semana da viagem em Hvar. Pelo menos! Fiquei 4 dias e foi pouco. Tem muita coisa legal pra fazer que não tive tempo: ir à ilha de Bol e mergulhar são alguns exemplos que me dão uma certa frustração. Parabéns pelo post!

    Bruno Andrade

    ResponderExcluir
  2. Eu estive em Hvar num bate-e-volta, passando apenas a tarde. Fiquei decepcionado, pois a ilha é tão legal, tão legal, que me sentia como se tivessem passado mel na minha boca, sem me deixarem comer! Adorei seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manu,

      Que delícia de viagem! Ai a Croácia (pausa para um suspiro). Encabeçando a wish list.

      Desejo um ano especial para você!

      Beijos

      Claudia

      Excluir
    2. Obrigada Gleiber!!! Vale muito a pena vc repensar uma volta à ilha, tenho certeza que vai amar!!

      Claudia, é exatamente isso, chegar em Hvar rende muitos suspiros e momentos maravilhosos!!!

      Bjos

      Excluir
  3. Manu, joguei no google "Hvar blog" e me deparei com este post maravilhoso!! Vou a Hvar na primeira semana de Agosto/13 e estou procurando o máximo de informaçaões sobre este paraíso! Vc me ajudou muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi Karina, que bom!!!!!! Espero q vc tenha férias maravilhosas na Croácia como as que eu tive. E se tiver dúvidas é só avisar... Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Manu, tudo bem? Que grata surpresa seu blog! Estou planejando nossa viagem, agora em maio, e gostaria de algumas opiniões: Fazer um bate e volta a Hvar é desperdício? 1 ou duas noites lá seriam suficientes para curtir? Chegando lá, é fácil alugar uma scooter? Hum...sorry, bjs Raquel www.saladagrega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, queria aproveitar e fazer outra pergunta. Vc já viajou de Transavia airlines? Pois é a única que oferece vôo direto Split-Paris por um preço interessante. Estou tentada. Abraços, Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, que bom que o blog vai te ajudar na viagem!!!
      Então, Hvar vale ir de qq jeito, acho que um bate e volta é muito pouco e tenho certeza que vc vai se arrepender de ficar só isso... não tem como ser AO MENOS 2 dias? Aproveita Hvar, visita Stari Grad e faz um passeio de barco, acho que seria o mínimo.
      Não se preocupe com a scooter, vc vai achar fácil lugares que alugam perto da praça principal.

      Sobre a Transavia eu viajei sim. É aquilo né? Low cost a gente não espera muito, comida paga, cadeiras menores ms ao menos chegam no destino haha. Só uma dica: MUITO cuidado com as condições de peso, paguei 180 euros pq entendi errado as regras do site sobre peso extra. Leia com atenção para não cair na armadilha.
      E qq outra dúvida pode mandar!!

      Beijoss

      Excluir
  7. Manu que legal!!! Olha, revendo seu post ontem à noite (mostrei pro marido pra ele empolgar também, rsrs) já tinha decidido esticar em Hvar. Vamos ficar 2 dias (EBA!), aboli Zagreb, vou ficar só lá por baixo da Croácia mesmo...na verdade seria muito cansativo, acho que o roteiro vai ficar mais folgado e relaxante...rs Obrigada! E quanto à Transavia, acho que vou arricar, vou checar as condições de peso. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, vc PRECISA voltar aqui e me contar como foi a viagem tá?
      Espero que seja MARAVILHOSA!!!

      Bjoss

      Excluir
  8. Oi Manu,

    Qual foi a época da sua vigem?

    Estou indo agora no final de junho e adorei as dicas do blog!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá visitante!!! Muito obrigada pela visita e me desculpe o atraso!! :o)
      Eu fui em setembro e gostei... pq foge de alta temporada e ainda tem dias lindossss.
      Vc com certeza vai aproveitar muito nessa data!

      Volta aqui pra me contar da viagem.

      Bjos

      Excluir
  9. Oi Manu! Seu post é o MELHOR que li sobre Hvar até agora.
    Nós vamos para a Croácia em agosto/13 e passaremos 3 dias nesse paraíso! =)
    Nosso foco são as praias e belezas naturais (não somos mt de agitação. Vendo seu post pensei em fazer: Uma dia de passeio de barco, outro na praia de POKONJI DOL e um passeio a Stari Grad. O que vc acha dessa divisão?
    Gostaríamos tb de alugar um scotter... Fizemos isso em nossa viagem à Cozumel e foi muito divertido! :-) Onde vocês alugaram a de vcs?
    Muitooooo obrigada!!!
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, que bom ouvir isso, muito obrigada!!!!
      Entao, achei sua programação ótima! Para o passeio de barco sugiro que vc passem em BOL, é simplesmente perfeito!! (Eu fiz a gruta azul e verde e adorei!!! Mas eu tenho um sentimento de vazio ao pensar que não fui em BOL pq lá fica uma das praias mais famosas da Croácia, olha no google!!)
      Pokonji dol vcs vão amar, tira o dia pra lá mesmo e como no restaurante que falei, é uma delícia! Sobre a scotter, no centro da cidade (que é micro e MTO fácil de andar) vc vai ver várias propagandas de aluguel de scotter, eu aluguei numas barraquinhas que ficam bem na entrada da cidade perto da rodoviária (que já fica no Centro), não vai ter dificuldade, pode ter certeza.
      BOA VIAGEM e depois passa aqui pra me contar!
      Onde mais na Croácia vc vai?


      Bjos!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Fala Manu! Excelente artigo!!! Parabéns! Muito boas mesmo suas dicas e adorei suas fotos!!! Iradas!

    Eu escrevi esses dias um artigo sobre as melhores baladas e festas na Croácia
    http://diversaonasuaviagem.com/melhores-baladas-croacia/.

    Depois da uma olhada e me diz o que acha... :-)

    Grande abraço,

    Ian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ian!!!!! Acabei de visitar seu blog e vou te colocar aqui naqueles que sigo, as vezes fico perdida qdo os amigos perguntas de nights e baladas mas agora já sei aonde eles podem recorrer :o) Muito bom msm!
      Bjos

      Excluir
  12. Manu,

    Você gostou do Youth Hostel Villa Marija? É uma boa opção? Sabe de alguma melhor em relação ao custo x benefício?
    Vou em Julho para Hvar.
    É um hostel animado?

    Valeu! =))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brenno!!
      Eu gostei muito do Hostel sim MAS eu fui no seguinte esquema: fui com meu namorado e queríamos algo tranquilo e perto. O Hostel é isso, quartos limpos, fofo, dono muito bacana mas não é um Hostel badalado não. Eles até organizaram por 2 dias consecutivos um jantar por conta deles, mas foi apenas jantar sabe? Fizeram uns hamburguers e foi legal para conhecer as pessoas MAS diria que se tivesse sozinha teria continuado sozinha.
      A localização também é aquilo que falei no post, não é perto das boates, anda uns 15 min (e ladeira!!!) mas é super praticável sim. E o custo benfício vale a pena :o)

      Acho que vc deve pensar o seguinte: quero zuar 24 hs por dia? Se sim, então procura um hostel que ofereça festas e etc (faz sua busca pelo Hostelworld que lá informa tudo, leia sempre a parte das Reviews para saber o que acharam do local ). Agora, se vc quiser deixar barulho e badalação para um período determinado da noite, te recomendo o albergue certamente! Lá dorme-se tranquilo e fica perto da praia de POKONJI DOL.

      Qdo decidir o que vai fazer volta aqui pra contar!!

      Bjos


      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...