sexta-feira, 2 de abril de 2010

Miscelânea

Uffaaa, graças a Deus chegou a sexta-feira!! Amanhã vai fazer 3 semanas que estou aqui mas parece pelo menos 2 meses já... é uma sensação muito esquisita. Acho que é por conta da quantidade de informações novas juntas. Essa semana comecei a ter aulas de Estatística e quem me conhece pelo menos mais de 5 anos sabe como eu AMO a matemática, rsrsrsrs.

Tô quase arrancando meus cabelos com a pinça por conta de uma tal de "Queueing Theory" que com certeza foi inventada por alguém que não tinha mais o que fazer porque é basicamente um estudo matemático para entender FILAS!!! Aff....


Enfim, essa semana acabou e eu tenho duas curiosidades para contar hoje, além de outras coisinhas.
Para começar, desde que cheguei aqui não vi NENHUM (isso mesmo, nenhum!) coreano acima do peso. E olha que os bichos comem (e muito!!) arroz todo santo dia no almoço e as vezes no jantar também!! Não vi nem coreano "cheinho", nada!
Claro que junto a isso preciso dizer que a comida deles é mega bem feita no sentido de: Nem muito sal nem muito açucar e eles não comem fritura. Acho que é isso que na verdade faz a diferença para a questão da "magreza" e para minha sorte um costume que estou adorando ter porque ninguém merece vir para o país dos magros e voltar para o Brasil uma bolota, hahahaha.


A outra coisa que acho que não mencionei antes é que aqui as crianças bemmmm pequenas já andam sozinha na rua, pelo menos para pegar o busão para a escolinha. É muito fofo ver aqueles pimpolhos, com aquelas mochilas enormes correndo pela rua de maozinhas dadas para ir para a escola.
Vou tentar tirar umas fotos e colocar aqui...
Quando foi na quarta-feira, estava no ponto de ônibus esperando para ir para a facul e vi uma menininha de uns 5 anos vindo na minha direção. Olhei para ela de novo e percebi que ela estava chorando. Parei ela, peguei no cabelo dela e ela começou a falar comigo (em coreano, ÓBVIO) e eu com uma cara de tacho quase chorando junto porque não estava entendo nada e não sabia como ajudar. Até que me aparece um menino de uns 14 anos na direção oposta. Dei um gritinho: Hey boy! (hahahhaa, ridiculo mas era o único jeito que ele poderia me entender) e ele por um milagre era um desses adolescentes que sabiam falar inglês. Aí mostrei a menininha para ele, falei que ela estava chorando e ele começou a conversar com ela. A bichinha estava aos prantos... ahhhh, me deu um aperto que eu estava quase levando ela para minha casa.
Aí ele me explicou que ela tinha perdido o ônibus para a escola e que estava preocupada porque a mãe dela nunca tinha ensinado outro jeito de ir. ´Fiquei tentando consolar e ele foi e a levou até em casa. Nem preciso dizer que passei o dia TODO pensando nessa pequena né?
Mas como aqui é o país das pessoas magras-honestas-solícitas tenho certeza que ela chegou em casa bem. :o)


Uma coisa muito boa de estar aqui é a quantidade de gente (de lugares que a gente acha que conhece mas na verdade não sabe nada) que podemos conhecer. Uma das minhas vizinhas E colega
de turma é da África do Sul e hoje ela veio aqui conversar, falar da aula e acabamos falando um pouco sobre a vida dela.
Ela me contou que hoje em dia na África do Sul, por conta da existência do Apartheid durante anos, existem empresas que quando vão fazer um processo seletivo seguem a seguinte premissa: primeiro olham no mercado as MULHERES capacitadas (negras ou brancas), depois olham os homens (exceto os brancos) de todas as raças, ou seja, os negros ou os imigrantes que estejam por lá e depoissssssssssssss se em nenhuma dessas opções acima for encontrado um profissional qualificado, só então abrem-se as vagas para brancos. Para completar, ela me disse ainda que mesmo a população negra sendo maioria e de todas as políticas do país em incluir cada vez mais o negro no sistema, os filhos dela ainda sentem na pele o preconceito pois são negros e estudam e faculdades caras e boas.
Ouvindo isso senti como se fosse comigo, fiquei irada, chocada e só pude pensar que é uma pena que depois de tudo que a segregação racial mostrou para o mundo, ainda vermos em um país que é majoritariamente negro um preconceito tão latente entre sua população.


Por isso olhem a foto abaixo:







Essa foto é a grande concretização que nós, povos de diferentes culturas, costumes, religiões e cores podemos conviver SIM em perfeita harmonia e compaixão pelo próximo. E eu fico muito feliz de poder participar dessa prova viva e constante teste de tolerância.

Desejo a todos uma boa Páscoa e mesmo sendo clichê desejo de coração que todos tenham um grande momento de passagem em suas vidas pois é isso que significa essa data, assim como passou nosso pai, amigo e protetor: Jesus.

Beijo!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Só uma palavra resume o que acabei de ler: orgulho! Orgulho em saber que minha amiga é uma verdadeira humanista que se comove e se importa com as dores e dificuldades do outro!

    Você está agora exatamente onde deveria estar!

    Tenha uma ótima Páscoa e aproveite o significado da data cristã para renovar-se!

    Beijo grande e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com que sua amiga Anna Gabriela escreveu, eu tb tenho muito orgulho de vc, estou aprendendo muito com suas experiências, leio seu blog todos os dias,um dia desses estava contando para uns amigos as coisas que vc escreve eles ficaram impressionados, continue mandando informações novas estamos no aguardo, beijão e Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  4. Manuuuu!!!! Estou adorando ler teu blog. Apesar de estarmos muito mais longe quando estamos do lado.. me sinto viajando com vc enquanto leio. Vc escreve de um jeito que parece que estou te ouvindo.. hahaha!!!!

    Muita força e sabedoria para todas as situações! Tb estou orgulhosa de vc! principalmente em te ver no meio daquelas fotos de grupo...

    Esquece o McDonald's e come muitas comidinhas exóticas por aí!!!!! :)

    Continue escrevendo.. bjs bjs bjs!!!!

    ResponderExcluir
  5. Quantas experiências interesantes, hem Manuca?Acho que nesse 1 ano que vc vai passar aí vc vai amadurecer uns 10 anos à frente da sua idade, com todas essas informações novas e estar convivendo com uma cultura tão diferente da nossa.
    Bacana, amiguinha!Beijinhos...Cristina

    ResponderExcluir
  6. Ah!Ia esquecendo de te contar...fui almoçar com sua mamy na 5a. feira passada, no Shopping Tijuca, e, ficamos andando por lá a tarde toda, rindo de todas as bobeiras que a gente via.
    Demos muitas risadas das nossas estórias malucas e combinamos de fazer isso mais frequentemente.Beijos..Cristina

    ResponderExcluir
  7. É voce falando imagino a cena,bom saber que ai as coisas são bem diferentes,e minha amiga é muito solidária,,,te amoo beijoo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...