sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

De volta para Ásia: Kuala Lumpur

Depois de uma curta e inesquecível temporada na Europa volto para a distante Ásia! Adiantando as cenas dos próximos capítulos o itinerário vai ser o seguinte: Kuala Lumpur - Malásia, Cingapura (Sim, é com C e não com S. Com S é em inglês - Singapore) e Tailândia ( Bangkok e Phuket). Mais uma vez uma chance de ver muitas cores, culturas, pessoas diferentes, fotos lindas e momentos maravilhosos junto aos amigos.

Como todo bom filme de ação, a história começa com muita adrenalina na veia!!!! Hahahaha. Meu voô de Seoul para Kuala estava marcado para as as 11 da noite de segunda... chegamos lá cedo para jantar tranquilos e pegar menos fila no check-in. EM VÃO! Estávamos viajando de Air Asia, a única companhia low cost na Ásia até o momento. Igualzinha as que a gente já conhece: temos que pagar a água, comida, bebida e umas poltronas que mais parecem aquelas especiais para criança em restaurante, mas enfim: you get, what you pay né? Não podia reclamar muito da fila porque óbvio milhões de pessoas tiveram a mesma brilhante idéia que eu de poupar $$ final de ano e viajar com eles. Mas na hora de fazer check-in: Surpresa! Não nos deram o ticket de embarque... achei aquilo estranho e diante da experiência com nossas ridículas companhias aéreas (Falo o nome mesmo: GOL e TAM) falei pro meu amigo: Esse voô vai atrasar e a gente não sai daqui hoje. Ele reclamou e disse que eu tava sendo pessimista... ok ok... dito e feito! Deu meia noite (o voô era as 11) e nos chamaram no guichê para dizer que devido ao mau tempo o voô não iria chegar até o meio dia do dia SEGUINTE!!!!

Tudo bem, realmente estava frio e uma enrome onda de aviões parados nos aeroportos do mundo todo por conta de neve, neblina etc... a gente reclamou mas no final entendeu a situação. Daí eles completaram: Quem quiser pode esperar aqui ou ir para um Hotel mas a empresa não irá pagar Hotel e arcará somente com o taxi de ida. OI? É isso mesmo, atrasaram e não queriam pagar nada!!! Chatos que eu e meu amigos somos, fomos na hora ler as letrinhas miúdas do verso do ticket eletrônico e tava lá, bem miúdo mas estava: a empresa não se responsabiliza por perdas devidos a atrasos e cancelamentos.... ficamos os dois olhando com cara de bunda pro papel, pegamos nossas trouxas e dormimos igual dois sem teto ao lado do guichê. Uma emoção sem igual!!!

Dia seguinte acordamos cheio de disposição e cadê??? Voô atrasado para as 4 da tarde!! PQP!!!!!!!!!! Era todo mundo com cara de sono, roupa amassada, pele oleosa... nossa, uma visão do inferno!hahahahhaha. De qualquer forma quando finalmente entrei no avião pensei: ahh, cara tô aqui né? Agora resta rir, guardar a historinha e aprender que o barato pode sair caro de vez em quando...
Eu tinha separado 2 dias para Kuala Lumpur, em princípio era o que eu queria ver na Malásia, mas por conta do atraso eu perdi um dia e fiquei com exatas 28 horas disponíveis na cidade. Claro que lugar nenhum do mundo é visto em tão pouco tempo MAS pelo menos uma passeada para sentir o cheiro do lugar e os pontos mais mais importantes dá para fazer. Foi isso que fiz! Acordei cedo e meu amigo da faculdade que estava no voô comigo e que é da Malásia nos levou para nossa primeira parada: Putrajaya. Na verdade uma outra cidade, cerca de 70 km de Kuala que centraliza todos os prédios governamentais da Malásia e é conhecida como a mais nova capital do mundo, fundada em 1995. O lugar é limpinho, com muito verde e uma arquitetura interessante com prédios que

lembram mesquitas e outros mais modernos e altos. Lá, paramos na beira do Rio de Putrajaya, com uma vista linda onde podíamos ver também a casa do primeiro ministro e a Mesquita de Putra - ambos Lindíssimos. A mesquita, bem preparada para o turismo oferece roupas especiais para as mulheres... era para ser um belo Hijab mas em mim ficou na verdade quase uma capa do Darth Vader meio gay por ser rosinha, hahahhahaa. De qualquer forma foi interessante o ritual de tirar os sapatos (vale para homens e mulheres), colocar a roupa cobrindo tudo inclusive a cabeça e contemplar a grande mesquita DE FORA. Isso porque na parte principal só entram homens. Mas existe um biombo separando a ala das mulheres, bem menor, mas que nos dá a chance de entrar, ver o Alcorão usado para a leitura e ser der sorte encontrar mulheres lá simplesmente sentadas contemplando o dia - eu dei essa sorte! :o)

O interior da Mesquita
Não pude ir além das fotos pois essa é a área reservada aos homens para
fazerem suas preces.
O traje que as mulheres devem vestir para
entrar na mesquita.
De lá fui para meu albergue, um lugar fofo localizado em um bairro chamado Bukit Pitang. Não poderia ser melhor!! Super bem localizado, de lá peguei um taxi e fui direto para o que me parecia ser a atração principal em Kuala: Batu Caves, um tempo hindu maravilhoso, aliás o maior fora da India, e o principal local na Malásia para festivais hindus tais como o Thaipusam. Esse festival é aquele que as pessoas se auto-flagelam, botam aquelas agulhas ENORMES na bochecha, queixo e qualquer outro lugar do corpo. Choca ver as fotos mas aviso logo que minha próxima parada lá é nesse festival, quero ver de perto tamanha demonstração de agradecimento e fé a Lord Muruga (uma divindade Hindu) bastante popular. Os 272 degraus nos levam ao topo do templo mas antes de chegar lá em cima a gente pára umas cem mil vezes para tirar foto com as figuras mais populares
A maravilhosa estátua de Lord Muruga com
42 metros de altura
No pé da caverna, uma galeria com inúmeras imagens
de Deuses hindus
Macacos: atrações a parte do templo


Dentro da caverna, inúmeros "mini" templos
dedicados a Deuses hindus
Lindos!!!!
São inúmera imagens que retratam cada Deus
do templo: Os macacos. Eles surgem nos degraus do nada, tem que subir devagar, sem muitos movimentos bruscos porque eles são fofos mas também são grandes e quando querem, implicam com qualquer pessoa. Eu vi uns empurrando uma turista e mexendo na bolsa dela porque ela estava com banana dentro, ahahhaa. Lá foi a mulher correndo depois que os macaquinhos pularam nas suas costas, adorei!! :o)))

O templo é dentro de uma caverna de pedra calcária, com vários mini templos dentro para as respectivas divindades. No finalzinho dela, após subir mais uns degraus, tem uma casinha que representa mais um templo e mais umas dezenas de macaquinhos. Nesse lugar foi onde tirei as melhore fotos deles: comendo, mãe com filho fazendo cafuné, outro coçando o pé, impagável! Eu recomendo que ainda que se tenha 1 dia em KL, essa deve ser uma parada obrigatória.


De lá voltei para meu albergue fofo e fui andando para o mercado centralUm grande mercado com tudo que é tipo de souvenirs... dois andares de opções e muitas coisas baratas. Como a Malásia tem 3 tipos de nacionalidade (Chinês, Indiano e Malaios) o mercado é dividido também nesses 3 tipos de souvenirs, ou seja, não tem como não agradar a gregos e troianos. Quase em frente tem a Chinatown (aliás, onde NÃO tem isso peloamordedeus??), que eu não fui, afinal eu já moro com uma chinesa, ouço chinês todo dia, como chinês toda semana, ou seja: o Chinatown da Coréia é praticamente aqui na minha casa, hahaha. Passei em frente só e tchau, fui para minha próxima parada.
Genting Highland - a cidade do entretenimento. E basicamente é isso mesmo: uma mini cidade nas montanhas com tudo que você pode imaginar na sua vida toda (hahahhaha). E juro que não é exagero!! Tem parque temático, cinema, Hotel, Cassino, Shopping, mais de 200 restaurantes e uma quantidade de pessoas como nunca visto antes. Tava caindo o mundo quando subi o morro pra chegar lá, achei que iria estar tudo fechado, vazio, mas parece que é o contrário. Como eu fui lá de noite, não pude ficar muito para ver tudo, apostar, ver lojas e etc pois o que eu mais esperava ainda estava por vir: As torres gêmeas!
Getinh Highland: um grande centro de
entretenimento na Malásia
Muitos shoppings, lojas, restaurantes, cassinos, museu e por aí
vai...

Saí de Genting embaixo de chuva e por sorte ao chegar no centro de KL a chuva parou!
A visão das torres é de impressionar, dois prédios de 452 metros unidos por uma ponte que de noite, junto com os demais prédios fazem a cidade ainda mais bonita. A torre é 100% da empresa Petronas - equivalente a nossa Petrobras - e as obras foram concluídas em 1998, estando elas entre os 3 prédios mais altos do mundo. Como eu adoro ver cidades de noite, esse prédio não podia deixar de ser meu favorito! Subi até o último andar de um prédio em frente, que tem o chamado Sky Bar e fiquei lá com uns amigos apreciando a linda paisagem de KL de noite, bebericando um frech martini e me preparando para acordar cedinho dia seguinte!


As Torres gêmeas
Sou uma paixonada por paisagens noturnas!!

 ONDE FICAR:
Muito fofo! Recepção espaçosa e atendimento super simpático. Fiquei em um loft, um quarto mega pequeno e simples com apenas um colchãozinho no chão. Apesar disso valeu pela localização, ajuda para organizar os passeios e o aconchego meio rústico do quartinho.


COMO SE LOCOMOVER: Ônibus são bem facéis de andar MAS como o idioma ainda é complicado e nem todos falam inglês fechar transporte com os albergues/Hotéis pode ser uma boa opção além de ser possível ter tarifas boas.


COMO CHEGAR: Muitas empresas aéreas voam para Kuala Lumpur, que está prestes a se tornar um novo pólo na Ásia. Mas apesar dos pesares a melhor delas ainda é a Air Asia, cujo hub é no aeroporto da cidade, por isso as tarifas incrivelmente baratas. Claro que, paga-se barato e o serviço não é top mas pelo preço compensa.

Visto: não é necessário até 90 dias de permanência.

2 comentários:

  1. Aventuras e mais aventuras.
    Esta situação que vc viveu ai, passei aqui com a Gol, é realmente muito estressante e bastante cansativo mas, depois tudo dá certo e acaba bem. Este templo, o que é isso? Deve ser emocionante! Valeu a pena mesmo que por pouco tempo. E a mesquita? Vc ficou linda com a roupa cobrindo tudo inclusive a cabeça para poder entrar. É isso mesmo, o respeito pelo outro sempre tem que estar a frente de qualquer coisa. Muito bom! Sem comentários para os prédios a noite, belos!
    A cada história que vc escreve, me encanto e aprendo cada vez mais.
    Bjs e te amo!

    ResponderExcluir
  2. Manu!!

    Belas histórias! Estive em Kuala Lumpur há pouco tempo, mas não deu para curtir tanto a cidade. As cavernas de Batu ficarão para a próxima! :)

    Te mandei um email com o pacote do nepal e a agência que eu usei, depois dá uma olhada lá. Bjs!! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...