segunda-feira, 19 de novembro de 2012

24 horas em Split !!

A língua é croata, praticamente impronunciável para um turista recém chegado, a moeda é Kuna, a capital é Zagreb, a costa é banhada pelo mar adriático, a comida típica tem maravilhosos frutos do mar e são aproximadamente 1000 e poucas ilhas que formam esse encantador país do Leste Europeu.
Com praias belíssimas e ilhas habitadas por apenas umas dezenas de pessoas, a Croácia é sim tudo aquilo que você já viu na televisão, revistas e afins. E o melhor, ainda é bem mais barata que uma viagem para outros países da Europa (claro, isso até meados de 2013, quando a adesão na União Européia e logo zona do Euro, está prevista).
Antes de embarcar nessa viagem é interessante lembrar que o país que inventou a gravata (que era uniforme dos antigos soldados) e de onde vem os lindos cachorrinhos dálmatas (região da Dalmácia) teve uma história forte de guerra, comunismo, mais guerra, independência tardia e uma força impressionante de se reerguer e alcançar o presente apogeu.
A Croácia foi anexada ao Império Austro-Húngaro dos famosos Habsburgo mas com o declínio deste no início da Primeira Guerra, criou-se o Reino da Sérvia, Croácia e Eslovênia. A conhecida Yuguslávia, situada nos Bálcãs teve sua origem desse reino, quando assim foi nomeada em 1929 e já era constituída por 6 repúblicas após a inclusão da Bósnia, Montenegro e Macedônia (e toda essa gente vem da mesma origem, a eslava, que apesar de pequenas diferenças locais tinha uma lingua similar entre eles).
Alguns anos depois, dessa vez após a Segunda Guerra, o nome foi alterado para República Socialista Federalista da Yuguslávia e sob o comando do aclamado líder comunista Tito seguiu como um Estado único até o fim da Guerra Fria em 1992.
Acontece que um pouco antes disso, em 1980 quando Tito morreu a estrutura da Yuguslávia (palavra que significa eslavos do sul) começou a ruir com fortes tensões internas e a necessidade de independência que vinham especialmente dos croatas. Finalmente em 1991 a Croácia se tornou independente e começou a escrever os seus capítulos de história mais recentes.
É tanta coisa pra ver, visitar e experimentar que parece que não importa quanto você veja, sempre tem mais! Por conta disso nos resta escolher o que ver nesse nosso curto espaço de tempo chamado férias. Por isso, a primeira parada é uma cidade simpática chamada Split, uma excelente porta de entrada para introduzir tudo que a Croácia tem para nos oferecer.

Split é uma cidade que mistura o novo e o velho onde é possível circular pelo meio das muralhas medievais e admirar as adaptações que foram feitas com  passar do tempo para equilibrar a vida moderna à essa paisagem bucólica. Além de tudo isso, bares e restaurantes chiquesmodestosecarésimos se misturam as toneladas de turistas na famosa promenade ou riva, em croata, que serve também de ponto de encontro para locais, feirinhas típicas e etc.

A atração principal da cidade é o Palácio de Diocleciano, um imperador romano conhecido por perseguir cristãos e que se instalou na cidade por volta de 295 D.C., é um enorme complexo (e não um palácio propriamente dito) em arquitetura romana feito todo de pedra branca trazida da bela ilha de Brac. O Palácio tem com uma Catedral, Templos, Capela e uma enorme estátua de Gregório de Nin, em uma das portas do complexo e nosso ponto de partida. Gregório foi um bispo medieval croata que acumula turistas ao seu redor pois dizem que passar a mão nos seus dedões do pé traz muita sorte.
Será?
Gregório de Nin
Entre as muralhas medievais a vida segue
entre os croatas numa mistura de tradicional
e moderno
Não há intervenção do velho e novo, os dois
convivem harmoniosamente
 Seguindo pelas muralhas é possível ver ali uma vida normal como em qualquer outro lugar: lojas, pizzarias, brechós, livrarias, lojas de eletrônicos e é maravilhoso ver a sinergia e tranquilidade que acompanha o dia a dia dos moradores de Split.

As atenções se voltam para a Catedral de São Domnius, o mausoléu do imperador e incrivelmente preservada (Diocleciano morreu em 305 DC!!!!!!!) com várias colunas e obras de arte no seu interior, tais como as cenas da vida de Cristo entalhadas na madeira, um rico altar, alguns importantes tesouros preservados (relicários, manuscritos e afins) e até uma cripta. Muito importante: é possível comprar um ingresso que permite a entrada nas atrações principais por 35 kuna (Aproximadamente 6 dólares), basta comprar na entrada de uma delas.


A Fachada da Catedral e sua torre


Detalhe na entrada da Catedral - não é permitido tirar fotos dentro
Protiron: um enorme espaço com café ao ar livre onde as pedras
antigas são o melhor banquinho para senta e relaxar

É possível subir na torre da Catedral e admirar uma
vista esplêndida da cidade


Vista de Split

É muito fácil ver os arredores ainda que a expansão das muralhas ocupem cerca de 30 mil metros quadrados. É em torno da Catedral que estão as principais paradas, por isso seguir a pé é a (única) melhor solução. Ali perto é possível ver o Templo de Júpiter, o vestíbulo e sua cúpula central  e os salões do porão do palácio, que hoje guardam uma feirinha local muito fofa.

Os porões do Palácio

Cúpula do Vestíbulo que já foi coberta de
mármore um dia

A alguns minutos dali, uma praça muito famosa de Split, a Pjaca (praça) Narodni Trg é um ponto de encontro de lojas, bares e restaurantes. Após uma caminhada de 5 minutos, abre-se um clarão e a praça do século 15 salta aos olhos com tanta delicadeza e beleza tendo ao fundo a torre do relógio que revela o que foi há muito tempo atrás o principal centro da cidade.
Praça Narodni Trg e ao fundo a torre do relógio, antiga
prefeitura


A magia das ruelas de Split

Ali perto, outra praça que parece ter saído de um romance
 medieval: casas estreitas, portinhas decoradas é como voltar
no tempo.

Como não querer sentar aqui e sentir o verdadeiro clima de
uma cidade que parece que parou no tempo?
A mesma foto, aqui e abaixo em momentos
do dia diferentes. 

Amo paisagens noturnas! Ainda que seja
um varal e algumas roupas

Mudando radicalmente a paisagem, basta andar em direção ao mar para encontrar a belíssima promenade, boulevard a beira mar, riva, orla ou simplesmente um lugar lindo (e chique) rodeado por palmeiras a beira do mar azul do Adriático. Lá é assim, pode ser pra olhar, passear, sentar num dos bares, sentar nos banquinhos, olhar as lindas criancinhas croatas brincando ou simplesmente dar uma passadinha. O problema é que é tão lindo que se for rápido vai dar gostinho de quero mais, então vá a Split com tempo e aproveite tudo que a cidade tem de lindo para oferecer!


Na Croácia, basicamente todas as famílias
tem um barquinho, por isso a costa está
sempre lotada deles.

E como não poderia deixar de ser, o Promenade de noite.


Onde ficar: Fiquei no Split Guesthouse e Hostel fechado com meu bom e velho Hostelworld. Ficava a uns 10 min andando do centro e tinha um dono prestativo e atencioso. Diria que poderia ter escolhido melhor, mais perto do porto, apesar de ter sido tranquilo ir e voltar (ainda que de noite) do centro pois é super seguro. Peguei o quarto privado, limpinho e tranquilo.

Onde e o que comer: No final da praia de Bacvice tem um Pub super gostosinho chamado KARAKA. Ele fica bem no final da praia e é um local perfeito pra ver o pôr do sol (LIN-DO). Não é uma praia surpreendente nem linda pois vive lotada e o ideal é ir no finalzinho do dia. Sentando lá você pode provar uma das maiores delícias da viagem: fried squid, lula empanada, suculenta e perfeita para petiscar com uma pivo, ops, cerveja! 

A Promenade de Split é um passeio a parte e de noite, os bares lotam, alguns com música ao vivo, shows e ao mesmo tempo que rola uma feirinha com artesanatos fofos (se você for depois da colheita das lavandas não deixe de comprar um saquinho de souvenir).

Como chegar: No post anterior eu estava em Viena, então foi de lá que saí para chegar na Croácia. Se você já está na Europa recomendo a Austrian Airlines ou a Croatian Airlines  que têm voôs mais recorrentes e preços mais baixos. 
Além disso não esqueça que a Croácia também tem acesso por acesso por trem  e ônibus.
O que fazer: Além dos passeios na cidade que foram falados aí em cima, de Split é possível pegar um ferry ou catamarã e ir para vários lugares. Quer saber para onde você pode ir partindo de Split? Clique aqui!!
O ticket pode ser comprado no mesmo da viagem mas de manhã. Fiquei com medo mas dá certo... porém ainda sim o ideal é que você compre cedo para garantir e claro em altas temporadas eles esgotam mais rápido então tem que ficar de olho.
E novamente, os ônibus também são uma opção muito viável com saídas até mesmo para cidades mais distantes (Tem para Viena!!). Para mais detalhes clique aqui!
 Custos: Um dólar vale mais ou menos 5,80 Kuna, sendo assim segue uma listinha dos preços que você vai ver na Croácia.

- Transfer Aeroporto Split X Cidade: 30 Kuna
- Entrada Plácio Dioclesiano: 35 Kuna
- Água: 10 Kuna
- Sorvete: 7 Kuna
- Café: 15 Kuna
- Peticos e cerveja na praia de Bacvice: 105 Kuna
- Cerveja (500ml): 18 Kuna
- Catamarã para Hvar: 47 Kuna 
Visto: Não é necessário até 3 meses de antecedência.

10 comentários:

  1. Filha,
    Que maravilhaaaaa, encantadora Split!
    Babei e quero muito conhecer esse lugar.
    Amo muito ler sobre suas viagens, elas nos fazem participar junto com vc de mais um sonho realizado.
    Deve ser emocionante no meio de tantas coisas lindas, ver um Palácio de 295 D.C. SENSACIONAL!
    As fotos também estão belas e vc sempre observando e dando dicas importantes sobre esse lugar que, com certeza iremos conhecer. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que podemos marcar nossa próxima viagem pra lá né mãe??
      Bjos

      Excluir
  2. Só conheci Dubrovnik mas acho que já fiquei apaixonado pela Croácia e o seu relato aguçou ainda mais a vontade de conhecer as outras joias que não visitei. parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luffi, vc vai amar!!! Eu achei Dubrovnik diferente do resto da Croácia com aquelas muralhas enormes e Split, apesar de menor vale ao menos uma passadinha.
      Bjs

      Excluir
  3. Manu, já tinha lido esse através do e-mail. Até já comentei para uma amiga hoje sobre isso e como ela vai ter férias em fevereiro, disse para ela que se você fez tudo isso em 24 horas, imagina o que não dá para fazer em uma semana na Croácia!?
    Amei as fotos, o texto e a Croácia por tabela!
    Beijos

    Greice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amore, que bom que vc gostou!!!! E tem muito mais coisa por vir :o)

      Bjocass

      Excluir
  4. Adorei o blog!
    Aguardo sua visita
    www.dicasdalivia.com

    ResponderExcluir
  5. Manu,

    Croácia está nos meus planos de curto prazo. rs Adorei o post. Fiquei aqui sonhandooooooo.

    Beijos

    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia!!!!!! Vc vai amar com certeza!!
      Estou de olho no seu blog e viajando com as histórias da India... bateu saudades.
      Bjosss

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...